20/03/2015 - Gastronomia sustentável começa a ganhar mercado

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Debates sobre estratégias e práticas sustentáveis integram o 22º Encontro Regional Abrasel

 

Com a presença de nomes de referência a exemplo da atriz Tânia Alves, do Spa Maria Bonita, e da chef Lúcia Hertz, além da realização de rodadas de negócios e de workshops com temas como "Cardápio Sustentável" e "Slow Food", Fortaleza sedia, de 24 a 26 deste mês, no Hotel Vila Galé, o I Encontro de Gastronomia Sustentável do Ceará.

O encontro, que tem o apoio do Sebrae Ceará, vai mostrar que é economicamente possível garantir um perfeito equilíbrio entre a alimentação e a sustentabilidade, com o fortalecimento das organizações produtivas agrícolas que têm o compromisso de não usar agrotóxicos, pesticidas, herbicidas, fertilizantes artificiais e adubos químicos.

Um dos destaques deste primeiro encontro do setor é o workshop Slow Food, focado em uma tendência mundial que prega a necessidade de arranjar tempo para saborear a alimentação, como uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso, utilizando, ainda, produtos artesanais de qualidade especial.

O evento integra a programação oficial do 22º Encontro Regional da Abrasel, que vai promover debates sobre as estratégias e desafios para expansão do setor de alimentação fora do lar, que hoje, no Brasil, reúne cerca de um milhão de negócios, é responsável pela geração de mais de seis milhões de empregos diretos, representando 2,7% do PIB e gerando 50% do emprego no turismo.

 

 

Rodadas de Negócios

Como parte da programação, a Abrasel em parceria com o Sebrae também irá promover rodadas de negócios visando aproximar compradores e fornecedores. As rodadas serão realizadas no espaço de exposição, nos dias 25 e 26 de março, das 14h às 22h, com a participação de cerca de 40 empresas. São elas: o Grupo Petrópolis, Sebrae, Ibravin, Nacional Gás, Seciteci, Ecolab, Fast Inox, Fanor, Souza Cruz, Santa Clara, Nuths, Fortali, Prática, Lustrar, Casa das Panelas, OS Inteligência, Casa Magalhães, Aceprag, Easyfood, Espaço Chef, Orbi RH, Atacadão do Alimento, Sindialimentos, S.A Fidelidade, Bematech, Idweb, 99 Taxis, Batata Lutosa, Ymbale, Gail, Studarth Rh, Menu Gourmet, JA Distribuidora, Nestlé, Delivery - Entrega em Casa e as vinícolas, Miolo, Casa Valduga, Hermam e Salto.

 

Lançamento

Um dos principais momentos da programação do Encontro Regional será a reunião do Conselho Nacional da Abrasel, com os presidentes de seccionais e regionais de todos os estados brasileiros, ao mesmo tempo em que será lançado o Guia Gastronômico da Abrasel 2015, com dicas dos melhores bares e restaurantes da cidade e informações detalhadas dos estabelecimentos, organizados por categorias e ordenados por distância.

 

Arena gastronômica

Outra novidade do evento será a arena gastronômica, onde o público poderá conhecer um pouco dos principais festivais gastronômicos que ocorrem no Estado, entre eles: o Festival do Camarão (chef Luciano Ferreira), o Intercaju (chef Faustino Paiva), o da Sardinha (chef Nair Mendes), o do Escargot & Frutos do Mar, o da Tilápia (chef Clodoaldo) e também o da Lagosta.

A expectativa é de que esta edição do evento atraia um público de 2.000 pessoas entre empresários e profissionais do segmento de bares e restaurantes, e empreendedores interessados em investir no setor.

As palestras abordarão temas como gestão, empreendedorismo, franquias, legislação, qualidade no atendimento e grandes eventos gastronômicos, enquanto os workshops e fóruns de discussão debaterão, por exemplo, o mercado de trabalho e as principais tendências do setor.

 

Mais informações

22º Encontro Regional da Abrasel-CE

De 24 a 26 de março, no Hotel Vila Galé - Fortaleza (CE)

Informações: (85) 3268-3977

www.encontroabrasel.com.br