12/03/2015 - Membro do Conselho Administrativo da Abrasel é eleito presidente do Fornatur

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Jaime Recena assume a gestão do fórum em 2015

 

O Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) elegeu a nova diretoria, na manhã desta quarta-feira (11), em Brasília. A chapa única, liderada por Jaime Recena, secretário de turismo do Distrito Federal e membro do Conselho Administrativo da Abrasel, foi eleita por aclamação e assume a gestão do fórum em 2015. A vice-presidência ficará com Nilo Felix, secretário de turismo do estado do Rio de Janeiro.

Os vice-presidentes regionais eleitos foram: Centro-Oeste- Leandro Garcia (GO); Nordeste – Delma Santos (MA); Norte – Rachel Moreira (AC) Sudeste – Geraldo Pimenta (MG); Sul – Juvir Costella  (RS). A segunda vice-presidência do Fornatur ficou com o secretário de Santa Catarina, Filipe Mello.

O novo presidente do Fornatur agradeceu a confiança dos secretários estaduais, e destacou o trabalho de Oreni Braga no fórum. Recena considera a nova função um grande desafio e, segundo ele, a busca por uma pauta objetiva e a união entre os secretários são fundamentais para as conquistas do fórum.

“É preciso união de todos para a defesa do turismo nos estados e no Brasil. Vamos aproveitar os encontros para construir uma pauta objetiva para que, ao final da gestão, tenhamos resultados positivos”, explicou.

Jaime Recena considera a relação com o Poder Legislativo primordial para avanços no turismo nos estados. Em sua primeira ação como presidente, criou a vice-presidência parlamentar, cargo para coordenação dos parlamentares do Fórum para buscar uma agenda positiva com o Congresso Nacional. Em seu quadro, o Fornatur conta com três deputados federais o que, segundo Jaime Recena, traz musculatura para o colegiado.

“Essa força parlamentar é importante para o fórum. Precisamos avançar em pautas como a criação de uma Lei de Incentivo ao Turismo, nos moldes das leis da cultura e esporte. Seria um marco para o Fornatur e para o País avançar nesta discussão com o Congresso Nacional!”, defendeu.

A vice-presidência parlamentar será comandada pelo secretário de estado de turismo da Bahia, Nelson Peregrino, que trabalhará em conjunto com os demais deputados federais integrantes do fórum Roberto Lucena, secretário de São Paulo e Felipe Carreras, de Pernambuco.

O vice-presidente do fórum, Nilo Felix destacou a necessidade de determinar demandas prioritárias para que o trabalho do fórum seja objetivo. Entre as questões, ele destacou a questão dos vistos para os turistas americanos, entrave que dificulta o aumento de visitantes estrangeiros ao País. Segundo Nilo Felix, além da busca por conquistas o fórum deve prezar por um bom ambiente de trabalho entre os secretários.

 

Fonte: Jornal de Turismo *Matéria na íntegra disponível no site