28/03/12 - Redes devem ampliar oferta de sanduíches

O varejo de alimentação fora do lar ("food service") cresceu 15% em 2011, movimentando R$ 208 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia). Desse total, as redes de fast-food representam 12%, ou o equivalente a R$ 25 bilhões.

Segundo o consultor Enzo Donna, da ECD, o crescimento da classe C no mercado de consumo nos últimos anos levou ao aumento do número de refeições regulares (almoço e jantar), em detrimento aos lanches rápidos. Nesse sentido, redes como o Habib's e Giraffas incrementaram a oferta de refeições. E mesmo quem não tinha essa opção no cardápio, como a Baked Potato, passou a oferecê-la em 2011.

"Mas agora, com a incerteza sobre a situação econômica, é provável que a venda de sanduíches volte a crescer", afirma Donna. Nesse sentido, o segmento de franquias de cafeterias pode ser beneficiado, diz João Baptista da Silva Júnior, coordenador do grupo de alimentação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). "Existem mercados ainda a serem explorados, como Norte e Nordeste, onde temos baixa presença", afirma.

Na dúvida sobre o modelo, as redes apostam em todas as frentes. O Habib's acaba de investir R$ 15 milhões em um novo sanduíche, batizado de "Vingador" e inspirado no filme "The Avengers", com os heróis da Marvel. O montante responde ao valor do licenciamento, além da campanha de marketing e do desenvolvimento do produto. O "Vingador" começa a ser oferecido na rede em 2 de abril, a R$ 11,90. Clientes do delivery do Habib's, no entanto, já puderam saboreá-lo desde ontem. A expectativa é vender 1,2 milhão de unidades até 31 de maio, data em que o lanche "sai de cartaz".

Já a rede Giraffas está investindo R$ 12 milhões em uma nova campanha, estrelada pela cantora Ivete Sangalo e assinada pela DPZ, para anunciar o "Brasileirão": um prato de 550 gramas, composto por cortes nobres, como picanha suína, arroz, feijão, salada, farofa e fritas.

 

Fonte: Valor Econômico