29/01/2015 - Sensação de prazer leva boa parte dos brasileiros a consumir

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O que leva alguém a comprar determinado serviço ou produto?

 

Para metade dos brasileiros, a sensação de prazer é um fator preponderante na hora de tomar a decisão, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de educação financeira Meu Bolso Feliz. Conforme o levantamento, realizado com 620 pessoas das 27 capitais brasileiras, entre as classes A e B, esse percentual é maior e alcança 68%. Ou seja, para sete em cada dez brasileiros dessas classes sociais, o consumo está ligado a sensações prazerosas.

Entre as experiências consideradas positivas, os entrevistados citaram relaxar (47%), prazer de comprar (43%), melhora de humor (37%), satisfação pessoal (35%). Embora os fatores emocionais tenham sido os mais relevantes, também foram mencionados aspectos mais técnicos e financeiros ligados à compra, como preço (44%), promoções (37%), além de qualidade, marca ou modelo (21%) do que se deseja comprar.

Segundo o estudo, as questões financeiras ainda têm bastante influência na tomada de decisão dos consumidores. Para 88% dos ouvidos, o preço é o principal motivo que justifica uma compra, seguido por promoções e liquidações (78%), qualidade do produto ou serviço (71%) e facilidades de pagamento (51%). Mas os entrevistados também apontaram o apelo das vitrines como um fator decisivo para a compra — citado por 12% dos entrevistados.

 

Fonte: Valor Econômico Online *Matéria na íntegra disponível no site