09/12/2014 - I Festival Gastronômico Sabores de Itacaré acontece de 11 a 21 de dezembro

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

I Festival Sabores de Itacaré, que conta com apoio da Abrasel, movimentará 36 estabelecimentos da cidade do Sul da Bahia

 

De 11 a 21 desse mês, uma ampla programação com a presença de 10 chefs renomados e 36 restaurantes participantes do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré vai transformar o município do Sul da Bahia na capital da gastronomia contemporânea. Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, o Festival apresenta receitas de pratos criados com produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar.

Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, com o Festival Gastronômico os visitantes  terão uma oportunidade de usufruir a culinária local, que é extremamente saborosa e diferenciada. “O evento torna Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos”, ressalta.  O evento acontece de forma simultânea nos 36 estabelecimentos participantes que estão subdividos em quatro categorias – prato principal, petisco, lanche e sobremesa. Durante o período, o público degustará os pratos inscritos, com preço promocional.

Culinária sustentável - O evento tem curadoria da chef Rosa Gonçalves, uma das suas realizadoras. Para ela, firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais é o grande desafio do evento.

Além da degustação nos restaurante, a programação do Festival contará ainda  encontros sobre agricultura familiar, pesca e gastronomia no turismo, oficinas, visitas técnicas às fazendas de plantio de cacau, corrida de Garçons, aulas-show com grandes chefes da gastronomia nacional.

O I Festival Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, e conta com o apoio da Abrasel e Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia e Sebrae.

 

Fonte: Canal Prime