28/11/2014 - Consumo responsável é foco de treinamentos

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Programa da Ambev orienta e conscientiza o setor de alimentação fora do lar sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos

 

A maior empresa do país, Ambev, mantém desde 2003 o Programa Ambev de Consumo Responsável, seguindo as premissas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as várias ações que realiza está o “Bar de Responsa”, um programa de treinamentos, presenciais e on-line, que tem como foco os profissionais que trabalham em bares, restaurantes e eventos.

Além de treinar os funcionários dos pontos de venda, a empresa também capacita operadores de eventos como Carnaval, Copa do Mundo, rodeios e Oktoberfest. De acordo com Nádia de Paiva, gerente de Relações Socioambientais da Ambev, o objetivo é orientar quem vende ou serve bebidas alcoólicas quanto à importância de trabalhar com a bebida de forma consciente. “Isso significa, principalmente, ficar atento aos maiores riscos que são: consumo por menores de 18 anos, em excesso ou associado à direção”, explica.

Além disso, de acordo com ela, o curso, que foi criado e desenvolvido pela Ambev em parceria com o Centro Paula Souza, tem por finalidade transformar os profissionais em multiplicadores da prática de venda e consumo responsável da bebida alcoólica.

 

Conteúdo

O curso aborda de forma dinâmica a história e cultura da bebida alcoólica; a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado; a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos; e os perigos do consumo excessivo. “Além da proibição do consumo do álcool por menores de 18 anos e dos perigos do excesso, o material apresenta também a história e cultura da cerveja, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado e destaca a mensagem ‘se beber, não dirija’”, afirma a gerente.

Até o momento a Ambev já treinou cerca de 130 mil profissionais em todo o Brasil. Apenas no período da Copa do Mundo foram treinadas 26 mil pessoas em todo o Brasil. Já na Festa do Peão de Barretos foram 10 mil garçons e vendedores.

 

Outras ações

Além do Bar de Responsa, a Ambev possui ainda os projetos: Jovens de Responsa, Supermercado de Responsa e Papo em Família. O Jovens de Responsa começou em 2010 e hoje reúne 23 ONGs de cinco estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 7,3 mil jovens diretamente, reuniu mais de 50 mil pessoas em eventos do programa e impactou 3,7 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de 18 anos que eles não devem beber.

Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e compartilhar melhores práticas. Por meio do Jovens de Responsa, a empresa tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo para serem reaplicadas - as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

Já o Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que tem o intuito de evitar que menores de 18 anos consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.

O Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina. As peças estão disponíveis gratuitamente no site www.ambev.com.br/papoemfamilia

 

Dia de Responsa

O programa Consumo Responsável da Ambev também promove, todos os anos, sempre no mês de setembro, o “Dia de Responsa”. Nesta data, os executivos, funcionários e parceiros da companhia saem às ruas, em todo o país, para conscientizar donos e funcionários de bares e restaurantes sobre a importância dessas iniciativas.

Em seus palmtops, eles exibem vídeos para conscientizar e treinar os profissionais sobre a venda responsável de bebidas alcoólicas. O Dia de Responsa também é realizado, anualmente, em todos os outros 25 países onde o grupo Anheuser-Busch InBev atua e os mais de 155 mil funcionários da companhia são impactados pelas atividades em todo o mundo. O treinamento do Bar de Responsa também está disponível na internet: www.treinamentoderesponsa.com.br

 

Fonte: MNMV nº11 *Matéria na íntegra disponível na versão impressa