10/11/2014 - Alimentação mais saudável para bares e restaurantes de Gramado

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Cursos de segurança alimentar e nutricional promove alimentação saudável para setor

 

Em 2015, HOTÉIS , bares e restaurantes de Gramado (RS) poderão qualificar suas equipes e tornar seus cardápios ainda mais saudáveis e sustentáveis. Uma parceria entre o SESI, o Sindhobar e aAbrasel do Rio Grande do Sul vai oferecer gratuitamente cursos de segurança alimentar e nutricional para os empreendimentos do setor turístico da cidade. O objetivo é promover a alimentação saudável e reduzir o desperdício de alimentos, proporcionando maior valor nutricional aos pratos e economia aos estabelecimentos.

Os cursos serão ministrados por nutricionistas do programa SESI Cozinha Brasil que, em dez anos, já atendeu quase dois milhões de brasileiros. As aulas compreendem orientações sobre métodos de higienização, manuseio e armazenamento da comida sem a perda de nutrientes. O diferencial é o uso de partes não convencionais dos alimentos – como cascas, folhas, sementes e talos – em pratos inovadores e saborosos.

As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas na sede do Sindicato de HOTÉIS , Bares e Restaurantes (Sindhobar) de Gramado. A previsão é que os cursos tenham início em fevereiro. A fábrica de refrigerantes Fruki, indústria local, também é parceira na qualificação.

Para o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, o engajamento do setor de alimentação fora do lar é fundamental para proporcionar mais qualidade de vida à população brasileira:

“O Cozinha Brasil pode ser considerado hoje uma opção de capacitação para esses estabelecimentos no que diz respeito à oferta de cardápios mais saudáveis, que contribuem não só para a redução do desperdício, mas também a prevenção de doenças como a obesidade, a hipertensão, o DIABETES  e o colesterol alto”, destaca.

 

PARTICIPAÇÃO NO FESTURIS 2014

O Cozinha Brasil contou com um espaço gourmet na Feira de Negócios do Festival de Turismo de Gramado. Além de degustações de receitas do programa, os visitantes tiraram suas dúvidas sobre a capacitação com a equipe do SESI-RS, nos dias 07 e 08 de novembro.

Os jornalistas também puderam conhecer na prática a metodologia do Cozinha Brasil. Durante o evento, o programa forneceu degustação na sala de imprensa. Entre as receitas servidas estavam: o docinho de arroz, o pastel assado e recheado com talos, o brigadeiro de mandioca e a esfirra de folhas de couve-flor.

Sobre o Cozinha Brasil – A tecnologia social do SESI Cozinha Brasil é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e, outras instituições, como um modelo que pode ajudar a evitar o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo. As aulas têm como foco a educação alimentar e o aproveitamento integral de alimentos. Os alunos aprendem a combinar nutrição, economia e aproveitamento de produtos regionais e sazonais.

 

Fonte: Brasil Economia