16/10/2014 - Disco Xepa distribui porções gratuitas no Ceasa

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

No Dia Mundial da Alimentação, Abrasel Paraná promove festival que alerta sobre desperdício de alimentos

 

Nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, que este ano trabalha o tema “Alimentar o mundo, cuidar do planeta”. Para lembrar essa data especial, chega a Curitiba a primeira edição do festival Disco Xepa, que busca conscientizar a população da extensão e dos impactos do desperdício de comida. O evento, que teve início nas cidades de Berlim (Alemanha) e Paris (França), é uma parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR) com o movimento internacional Slow Food e outras entidades, como a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

Durante o evento, alguns dos principais chefs de Curitiba, entre eles Denise Diedsitsch, Gabriela Carvalho, Eva dos Santos, Claudinei Oliveira, Felipe Mulato, Délio Canabrava, Vania Krekniski, Ivan Lopes, Beto Madalosso, Marcos Bortolozo, Alexandre Bressanelli e Manu Buffara, irão preparar porções especiais de refeições com frutas, verduras e legumes que vão para o lixo diariamente.

O Disco Xepa acontece no Ceasa Curitiba, no bairro Tatuquara. As porções preparadas pelos chefs curitibanos serão servidas gratuitamente para a população. Além das refeições gratuitas, a iniciativa conta com música ao vivo, tours guiados pelo Ceasa e workshops de gastronomia com temas diversos, como o preparo de alimentos com foco no melhor aproveitamento dos ingredientes.

“O Festival Disco Xepa é uma oportunidade de mostrar que o desperdício pode ser diminuído. A Abrasel – PR considera que é muito importante ter essa responsabilidade de contribuir para a diminuição desse problema e o melhor aproveitamento dos alimentos”, destaca Jilcy Mara Joly Rink, presidente da Abrasel-PR.

 

SERVIÇO

Dia Mundial da Alimentação – Programação Disco Xepa

Centro de Eventos da Ceasa Curitiba

BR 116 km, km 111, número 22.881, bairro Tatuquara

quinta-feira, 16 de outubro

 

8h30 – Início do Disco Xepa

9h – Visita às instalações da Ceasa Curitiba

9h30 às 10h – Workshop Gastronomia

10h30 às 11h – Workshop Higiene e Manipulação de Alimentos

11h30 às 12h – Workshop Gastronomia

12h30 às 13h – Workshop Compostagem + Separação de Lixos + Gastronomia Responsável

13h30 às 14h – Workshop Gastronomia + Cerâmicas

15 às 16h – Encerramento do evento com presença das autoridades

 

Fonte: Bem Paraná