14/10/2014 - Empresários baianos modernizam negócios após qualificação

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Programa Moderniza amplia a gestão no setor de bares, restaurantes e hospedagem

O Restaurante Brisa, especializado em comida natural, já atua há 35 anos no mercado soteropolitano. Apesar da tradição e do nome, conquistados devido à qualidade dos serviços e produtos, o empresário Moisés Molina, sócio do estabelecimento, acredita que o trabalho sempre pode ser aperfeiçoado. Não à toa, participou durante os anos de 2012 e 2013 do Programa de Qualificação Moderniza. Na último dia 7, ele recebeu o certificado de participação. A cerimônia aconteceu na sede do Sebrae, nas Mercês, em Salvador.

Entre as mudanças ocorridas devido ao Moderniza, Molina destaca ações de estímulo ao trabalho dos funcionários, a definição das tarefas e papel de cada colaborador, mudanças na estrutura e estética do restaurante, a fim de tornar o local mais atrativo para os clientes, o trabalho de divulgação e relacionamento em mídias sociais, alterações no cardápio e medidas sustentáveis, como a captação da água da chuva e energia solar, visando também a redução de gastos. “O programa e as mudanças realizadas melhoraram o restaurante. Com a captação de água da chuva, utilizada para limpar o chão, por exemplo, conseguimos reduzir os gastos com água em cerca de 30% a 40%”, contou.

Assim como o Brisa, o Moderniza atendeu a 180 empresas, em 2012, e 120, em 2013, sendo todos os empreendimentos localizados em Salvador e Litoral Norte, e dos setores de meios de hospedagem, bares e restaurantes. Além disso, no total, os participantes tiveram mais de 120 horas de consultoria por empresa e ações de qualificação e acesso a mercado, como rodadas de negócios e participação em palestras e workshops. “Conseguimos despertar nos empresários a consciência da gestão da empresa, de posicionamento no mercado e planejamento estratégico, além da modernização e inovação dos processos e trabalho”, afirmou a gestora do Projeto de Economia Criativa do Sebrae, Hirlene Pereira.

Também tradicional no mercado baiano, a Cantina Volpi participou do programa. De acordo com a administradora do estabelecimento, Renata Luz, entre as ações desenvolvidas, se destacam o trabalho na internet, com o aperfeiçoamento do site e redes sociais, a implementação do cardápio em braile, definição dos processos de trabalho de cada funcionário e planejamento estratégico da empresa. “O programa nos deu uma visão mais ampla da gestão e da empresa como um todo. O atendimento também melhorou e acredito que o nosso cliente percebeu essa mudança”, disse.

Os dois empreendimentos foram atendidos pela consultora do Moderniza, Rosa Alice França. Para ela, o programa modificou os estabelecimentos atendidos, de uma maneira geral, e atuou em aspectos como processos de trabalho, planejamento, desperdícios, relacionamento com os funcionários, e planos de ação da empresa e de cargos e salários. “Nós conseguimos entender processos e questões que podem ser aperfeiçoadas, o que, às vezes, por conta da rotina de trabalho, passa despercebido pelos empresários”, explicou.

O Programa Moderniza foi realizado pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS).

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias