07/10/2014 - Educação que transforma

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

Parceria entre Abrasel e Diageo contribui para capacitação dos profissionais e possibilita a contratação em bares e restaurantes

A carência de mão de obra qualificada e a alta rotatividade de empregados são problemas que impactam diretamente o setor de bares e restaurantes. Para modificar essa realidade e formar novos talentos, desde 2013, a Abrasel-DF tem uma parceria para capacitação de garçons e bartenders, por meio do programa Learning for Life, da Diageo. A empresa, especializada em bebidas do tipo premium, conta em seu mix com marcas como Johnnie Walker, Buchanan’s, Smirnoff e Baileys.

 

De acordo com Fábio Barbachan, consultor contratado pela Abrasel-DF para coordenar os contratos de parceria entre a Diageo e a associação, apenas em 2013 foram capacitados 210 profissionais. “Em decorrência do resultado positivo da parceria, este ano o projeto foi estendido às cidades de Manaus, Curitiba e Porto Alegre, além de Brasília, totalizando assim 580 pessoas em capacitação, sendo 180 somente na capital brasileira”, explica.

 

Todo o processo foi conduzido pelo presidente da Abrasel-DF, Jaime Recena, que viajou até as cidades contempladas, repassou todas as informações sobre o programa e fechou os detalhes com os presidentes da Abrasel Nacional, Abrasel-AM, Abrasel-PR e Abrasel-RS. Barbachan ressalta a importância da parceria com a Abrasel pela possibilidade de formar novos profissionais e contribuir para que eles tenham uma oportunidade no mercado de trabalho.

 

Os cursos para capacitação de garçons e bartenders são totalmente gratuitos e possuem em sua grade curricular aulas de higiene e manipulação, comportamento ético, segurança do trabalho, empreendedorismo, educação financeira, relações de trabalho e inglês básico.

 

A duração é de até 35 dias, com aulas teóricas e práticas em sala de aula, com carga horária de 120 horas, e estágios nos bares e restaurantes associados à Abrasel, com mais 80 horas. “O aluno termina a qualificação totalmente habilitado à carreira de garçom e bartender. Tanto, que inúmeros foram os casos de profissionais contratados imediatamente, após o fim das aulas”, afirma Barbachan.

 

Os interessados em se inscrever nos cursos devem entrar em contato por telefone, e-mail ou ir pessoalmente a uma das sedes da Abrasel nas cidades onde os treinamentos estão disponíveis.

 

 

Fonte: MNMV nº 10 *Matéria na íntegra disponível na versão impressa