19/03/12 - Faltam produtos da Coca-Cola em São Paulo

As marcas Coca-Cola, Fanta, Sprite e Kuat estão se tornando difíceis de encontrar em São Paulo. Bares, restaurantes e supermercados na capital paulista e até lojas no litoral estão com falta do produto

De acordo com a engarrafadora e distribuidora Femsa, responsável pela marca nas regiões da Grande São Paulo, litoral e parte do interior do Estado, o problema se deve “aos longos períodos de altas temperaturas climáticas, o que gera aumento de demanda, e às novas regras de restrições para circulação de caminhões na cidade de São Paulo”.

A empresa afirma que “já tomou providências para normalizar o caso”, sem especificar que medidas estão sendo adotadas nesse sentido.

Mas, segundo apurou o Valor, o problema persiste e está levando varejistas a reconsiderar seu sistema logístico. “Hoje a distribuição da Femsa se dá diretamente nas lojas, mas estamos pensando em centralizar todo o portfólio da marca no nosso centro de distribuição, para termos maior controle”, afirma Emerson Poppi, gerente de compras de alimentos e bebidas da rede Coop.

Segundo o executivo, a rede varejista, dona de 29 lojas no Estado de São Paulo, vai negociar com a Femsa os impactos da mudança. “Vamos fazer parte do trabalho deles, o que aumentará os nossos custos, mas isso não poderá ser repassado ao preço dos produtos”. De acordo com Poppi, o problema teve início essa semana, na capital e no litoral. “A falta é generalizada em todo o mix de refrigerantes da Femsa, especialmente Coca-Cola e Fanta”, diz ele.

 

Fonte: Valor Econômico