04/09/2014 - A boa mesa e o bom vinho em destaque

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Mesa Ao Vivo Brasília e Vinum Brasilis reuniram o melhor da gastronomia e dos rótulos de vinhos nacionais durante dois dias no IESB.


Pelo segundo ano consecutivo, o Congresso Nacional Abrasel foi realizado paralelamente a outros dois eventos: Mesa Ao Vivo Brasília, realizado pela revista Prazeres da Mesa, e Vinum Brasilis. Parte da programação técnica do Congresso foi construída em conjunto com o Mesa Ao Vivo e trouxe chefs e sócios de restaurantes de renome para falar para empresários, lideranças e estudantes.

Além disso, o Mesa ao Vivo Brasília trouxe aulas, sessões de degustação e cozinhas montadas para a performance de profissionais renomados marcaram a programação. “Acho que a grande novidade deste ano foi o esforço de valorizar cada vez mais o pequeno produtor, a agricultura familiar. Isso esteve muito presente, todos os chefs procuraram trabalhar com produtos locais, mostraram como estes produtos podem e devem ser valorizados e como ajudar esse produtor a sobreviver deste produto, ganhando valor agregado. Os chefs estiveram com essa preocupação muito grande, acho que isso é um grande legado do evento”, avaliou editor-chefe da revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho.

Representando a cozinha brasiliense, estiveram presentes chefs como Mara Alcamim (Universal Diner), Willian ChenYen (consultor), Gil Guimarães (Baco e Parrilla Madrid), Marco Espinoza (Taypá Sabores del Peru), Agenor  Maia (Olivae), Rosário Tessier (Trattoria da Rosario); e Sebastian Parasole (IESB). O time dividiu espaço com Onildo Rocha (Casa Roccia, João Pessoa, PB) e Andrea Tinoco (restaurante e bufê Rancho Inn e Armazém Devassa, Rio de Janeiro), Maria Victoria (Hotéis Marina), entre outros.

Foram realizados também dois jantares magnos, sendo no dia 13 de agosto no restaurante CRU e na noite seguinte no restaurante Olivae, do chef Agenor Maia.

No pavilhão do IESB foi montada uma estrutura para receber a Vinum Brasilis, a mais importante mostra exclusiva de vinhos brasileiros. A iniciativa singular combina degustação com negócios e este ano apresentou mais de 300 rótulos de 27 vinícolas, tenho recebido 2.200 pessoas como profissionais do setor de bares e restaurantes, hotéis, imprensa e formadores de opinião.

“Nesses dez anos de Vinum Brasilis, nós solidificamos a marca e graças às parcerias com a Abrasel e com o Ibravin, pudemos trazer algumas inovações. O que a gente acha mais legal é o boca a boca após a feira. A cada ano, todas as vinícolas que apresentam seus rótulos, acabam conseguindo algum representante em Brasília, conseguindo colocar seu vinho em alguma carta de restaurante – o que eu acho que é a finalidade maior”, ressaltou o organizador da Vinum Brasilis, Petrus Elesbão.

Fotos: Prazeres da Mesa