03/09/2014 - Grandes nomes do setor foram destaques no 26º Congresso Nacional Abrasel

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Programação técnica trouxe nomes de peso para falar com participantes do evento. Entre os destaques, o presidente da Ambev, João Castro Neves, o gerente geral da Red Bull no Brasil, Minás Vourodimós, e o chef do D.O.M., Alex Atala.

Disseminar conhecimento e gerar inteligência de mercado para o setor de alimentação fora do lar foram consideradas as grandes marcas do 26º Congresso Nacional Abrasel. O evento, que promoveu uma reunião inédita dos maiores nomes do setor no Brasil, contou com 4.350 participantes. Durante os dias 13 e 14 de agosto, no Centro Universitário IESB, foram realizadas palestras, fóruns e mesa redonda sobre temas de grande interesse de quem empreende em bares e restaurantes.

“O Congresso visa trazer, consolidar e compartilhar conhecimento. Sabemos da dificuldade de fazer isso num país tão grande, com tantas empresas – um milhão de negócios por todo o Brasil – e numa atividade que ainda é pouco conhecida e que trabalha com boa performance, muito mais ligada ao suor de quem empreende no setor do que exatamente da boa técnica, do bom conhecimento”, avaliou o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Jr, durante a abertura do evento na quarta-feira (13) pela manhã.

 

Gente, gestão e cultura


Foto:Marcela Marinho

A primeira palestra do Congresso foi proferida por João Castro Neves, presidente da Ambev – a maior empresa do Brasil, que apresentou o modelo de gestão da companhia. “Nossa aposta é nas pessoas, em buscar e dar oportunidade para que elas possam crescer profissionalmente. Essa fórmula funcionou muito bem na Ambev e pode funcionar para outras empresas”, avaliou.

Ele ressaltou que atua na empresa há 20 anos e que a equipe trabalha para que a empresa conquiste ainda mais vitórias em longo prazo, “um longo prazo feito por vários curtos prazos”, disse. “Já que sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno, então, vamos sonhar grande. Mas tem que ser alcançável, sonho que energiza o nosso time. Tem que ser claro, mensurável, tem que motivar a equipe. Não pode ser aventura, porque desmotiva as pessoas. É um sonho com prazo para acontecer”, concluiu.

 

Marketing e inovação


Foto: Francisco Nero

Minás Vourodimos, gerente geral da Red Bull Brasil, abordou a história de sucesso da companhia, referência mundial na área marketing e inovação. Ao longo da apresentação, mostrou as ideias e os investimentos realizados em campanhas e ações inovadoras. O executivo lembrou do pontapé inicial da empresa. “Tínhamos um grande desafio ao começar algo totalmente do zero, de criar e desenvolver o mercado da bebida energética. Neste momento, também foi criado o DNA da empresa. Era preciso fazer diferente e oferecer um produto de alta qualidade. Tínhamos que surpreender. Usamos uma lata mais sofisticada, com apelo visual, um produto premium inovador”, afirmou.

 

O negócio da gastronomia

 


Foto:Prazeres da Mesa

 

Uma apresentação muito esperada foi a do chef Alex Atala, proprietário do restaurante D.O.M, em São Paulo. Com 46 anos, muitos prêmios recebidos, muita história para contar, ele abordou o negócio da gastronomia. Atala ressaltou o quanto é difícil empreender no Brasil e as mudanças de postura que os empresários do setor precisam começar a fazer. Também explicou a importância da formação dos profissionais para atuar em bares e restaurantes.

“A diferença do bom, muito bom e excepcional só conhece quem exercita. Tem que ter a formação e anos de ofício. Não dá para pular etapas. Primeiro vem a formação, o exercício da formação. Quando o profissional se sente seguro a alçar voo, pode, sim, vir a se tornar dono de um estabelecimento. Só ser cozinheiro não é suficiente para conhecer de um negócio. Uma vez chef, é preciso outro suporte. Não é sozinho que se constrói”, avalia.

 

Foco em resultado

 

Por trás do sucesso do Grupo Rubaiyat está o empreendedor Belarmino Iglesias Filho. Para quem assistiu à palestra ficou claro que o melhor adjetivo para defini-lo é destemido. Durante sua apresentação, ele contou a história de sucesso do grupo, ressaltando o papel dos funcionários, da família e dos bons parceiros. “Para empreender, não pode ter medo. Tem que pensar de forma estratégica. No entanto, eu não penso com a razão, penso pelo coração. O negócio é glamouroso, mas quando dá errado, não tem glamour não”, destacou.

 

Coletivo para e-commerce: entenda e participe da revolução silenciosa

Michel Piestun, CEO do Groupon na América Latina, explicou como funciona o marketing digital, sobretudo nos tempos onde as redes sociais têm tanta presença no dia a dia do consumidor. “Somos todos digitais e estamos o tempo todo conectados. O empresário hoje precisa pensar qual o melhor caminho para ter o alcance do público”, avaliou. Ele ressaltou, ainda, que o Groupon é uma empresa de vendas e que há benefícios de os estabelecimentos trabalharem com e-commerce, como por exemplo, na geração de valor agregado quando há utilização de cupons promocionais.

 

Reforma tributária para um novo Brasil

Bernard Appy, economista e diretor de Políticas Públicas e Tributação, da LCA Consultores, discutiu a necessidade de uma reforma tributária no Brasil. Em sua apresentação,  abordou os diversos problemas na estruturação do sistema tributário nacional. “O sistema tributário brasileiro gera grandes ineficiências e desperdícios de recursos, além de contribuir para uma distribuição desigual da renda no país. A reforma é essencial para destravar o crescimento econômico e melhorar a distribuição de renda. Precisamos de um sistema mais homogêneo, com diferenciação apenas em função da renda do contribuinte, algo mais simples”, sugeriu.

 

Workshops – Foram realizados nove workshops, sendo quatro deles frutos da parceria com o Sebrae.  No dia 13, aconteceu o “Receita de Sucesso: Gestão Ambiental para Alimentação Fora do Lar”, com o consultor da entidade, Wagner Lopes. Em seguida, os participantes puderam conferir “Casos de Sucesso – Curta Sebrae”, com empresários que falaram sobre sua experiência com marketing (Tambaqui de Banda) e responsabilidade social (Confeitaria Dona Inês).


Foto: Marcela Marinho

Já no dia 14, outro “Casos de Sucesso – Curta Sebrae”. Desta vez, os empresários falaram sobre o Programa Alimentos Seguros (PAS) e sobre a categorização da Anvisa. Para fechar os workshops construídos em parceria com o Sebrae, “Receita de Sucesso – Tecnologia da Informação para a Alimentação Fora do Lar”, ministrado pelo consultor da entidade, Leonardo Paiva.