Associação Comercial de Ilhabela realiza 19º Festival do Camarão com apoio institucional da Abrasel SP

Com apoio institucional da Abrasel SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo), a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela está nos preparativos para a realização da 19ª edição do Festival do Camarão, que será no período de 15/08 a 07/09/2014, devendo reunir cerca de 40 restaurantes da cidade. No período de 15 a 24/08, haverá o Boteco do Camarão, na Praça Coronel Julião, que terá a participação de 20 restaurantes. Paralelamente, a Secretaria de Cultura de Ilhabela realizará o 2º Bossa Jazz.

O Festival do Camarão tem a parceria da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Turismo e de Cultura.O patrocínio é da Transpetro e o apoio é da Cerveja Petra, Cielo, Rational e Casa Flora, além do apoio institucional da Abrasel SP.

Além dos restaurantes, outra atração é o Boteco do Camarão, que será na Praça Coronel Julião, no Centro, em dois finais de semana (15 a 17/08 e 22 a 24/08). Neste espaço, os restaurantes montam uma estrutura para comercializar petiscos à base de camarão. No local, haverá ainda uma cozinha show, que possibilitará que os participantes executem ao vivo o prato do festival e a realização de workshops.

Neste ano, estão previstas algumas novidades, como o Concurso de Melhor Cozinheiro Amador de Ilhabela e o Concurso de Melhor Prato Típico Caiçara, além de palestras, cursos e workshops que serão realizados durante a semana na estrutura montada na Vila.

Para o Festival, será elaborado um Guia Gastronômico com os restaurantes participantes que serão distribuídos em toda a rede hoteleira e receptivos turísticos. A rede hoteleira, como de costume, fará promoções e descontos aos hóspedes que fizerem suas refeições nos restaurantes participantes.

Os restaurantes criarão em seus cardápios pratos exclusivos para o Festival, com uma ou mais das seguintes características: pratos típicos e tradicionais da região e pratos inovadores qualificados como alta gastronomia.

Paralelamente, a Secretaria de Cultura realizará o 2º Bossa Jazz, evento de jazz e bossa nova, que completa a programação.

O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Leopoldo Pedalini Neto, afirmou que o Festival do Camarão tem uma grande importância para o Município, pois, além de atrair um número significativo de visitantes, divulga a culinária e as belezas de Ilhabela. “Uma demonstração disso é que estamos na 19ª edição e sempre com um número crescente de estabelecimentos participantes”.

Pedalini destacou o apoio institucional da Abrasel SP. “Sem dúvida, é muito importante ter a chancela de uma entidade de respeito como a Abrasel SP. É uma demonstração de credibilidade e força do evento. Estamos, cada vez mais, profissionalizando o Festival e todos ganham com isso, empresários, turistas e moradores locais”.

Histórico - O Festival do Camarão de Ilhabela nasceu em 1995, quando alguns empresários de Ilhabela,, trouxeram para a Associação Comercial a proposta de se fazer um evento gastronômico utilizando-se como base o camarão. A sugestão foi aceita pela Associação Comercial que vem há 18 anos organizando o Festival.

Nos dois primeiros anos o evento aconteceu somente nos Restaurantes. Em 1997, na 3ª edição do Festival, percebeu-se a necessidade de concentrar os restaurantes em um único espaço, onde o público pudesse degustar as delicias gastronômicas ao som de boa música. O evento em praça pública foi evoluindo até chegar ao Boteco do Camarão a partir de 2010.