14/07/2014 - Portal Sebrae Inteligência Setorial oferece informações estratégicas para o setor de turismo do Rio

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Programa conta com produtos de inteligência competitiva destinados aos empresários do estado

Os empresários do setor de turismo do estado do Rio de Janeiro podem contar com uma nova ferramenta de suporte à gestão empresarial. O Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) acaba de lançar o Programa Sebrae Inteligência Setorial, portal de informações estratégicas destinado a apoiar os empresários em tomadas de decisões. Os produtos de inteligência, entre eles boletins, alertas de oportunidades, notícias relevantes, relatórios de tendências e cases de sucesso do setor, podem ser acessados pelo www.sebraeinteligenciasetorial.com.br

O portal contará com dicas sobre como usar, na prática, as informações estratégicas para melhorar a gestão e a competitividade do empreendimento. Além de turismo, a primeira etapa do programa beneficiará também os setores de construção civil, moda e joias e petróleo e gás do estado do Rio de Janeiro. O cadastro no portal, assim como o acesso às informações e conteúdos, serão gratuitos.

Um canal de interatividade permitirá aos empresários a avaliação dos conteúdos e solicitação de novos temas a serem monitorados. O portal foi estruturado de forma objetiva, para facilitar a consulta e utilização das informações e conteúdos, que também podem ser acessados por meio de plataformas móveis, como smartphones e tablets.

Os chamados mapas de informações estratégicas – que reúnem diversos tópicos e temas de forma relacionada e conectada, específicos para cada setor - foram construídos de forma colaborativa, a partir da demanda dos empresários, representantes de entidades, associações, sindicatos e instituições parceiras do Sebrae/RJ, que participaram de workshops setoriais, durante a fase de planejamento do projeto.

Carência de informações - Conhecer bem o mercado e identificar possíveis mudanças de cenário são fatores fundamentais para os negócios. No entanto, a carência de informações estratégicas é um problema comum entre os empresários de micro e pequenas empresas. Segundo o gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae/RJ, Cezar Kisrzenblatt, com esta ferramenta os empresários de micro e pequenas empresas terão acesso gratuito a informações estratégicas voltadas para os seus negócios. “Dessa forma, poderão aumentar a competitividade no mercado. É missão do Sebrae/RJ apoiar o empresário na busca de soluções para mitigar riscos e aproveitar oportunidades”, afirma.

A expectativa é de que mais de 3.500 empresas do Rio de Janeiro se inscrevam no portal no primeiro ano. O espaço, no entanto, estará aberto tanto para pessoas jurídicas como físicas. Segundo Cezar Kiszenblatt, os próximos setores estratégicos com os quais o Sebrae/RJ atua (alimentos, base tecnológica e economia criativa), também serão atendidos pelo programa de forma gradativa.

 

Fonte: Assessoria Sebrae