04/06/2014 - Sebraetec: apoio ao micro e pequeno empresário

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Serviços em inovação e tecnologia são oferecidos pelo Sebrae de maneira simples, rápida e muito mais eficaz

 

Todo micro e pequeno empresário que vai começar - ou mesmo aqueles que já têm um negócio – enfrentam uma série de desafios pelo caminho. É necessário tomar decisões importantes, que refletem diretamente no sucesso ou fracasso do empreendimento. Muitas vezes, surgem muitas ideias, mas há dificuldades em executá-las, em saber se realmente são viáveis ou se há recursos suficientes para dar sequência ao projeto.

Para esse perfil de empresário, independentemente do setor econômico de atuação, o Sebrae oferece, por meio do Sebraetec - Serviços em Inovação e Tecnologia, acesso subsidiado a iniciativas que visam a melhoria de processos e produtos e/ou à introdução de inovações para o empreendimento.

O programa, disponível nacionalmente, é segundo Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae, uma ferramenta indispensável ao empresário que deseja melhorar seus produtos e o desempenho do negócio. Isso, porque o Sebraetec é uma grande rede nacional de consultores que oferecem serviços tecnológicos com o objetivo de desenvolver os pequenos negócios por meio da inovação. “No caso de bares e restaurantes, há diversos aspectos que podem ser observados, como os processos, a logística e os equipamentos”, ressalta.

Ele lembra que é importante buscar profissionais com conhecimento e experiência para orientar sobre as boas práticas e as melhores tecnologias a serem implementadas no negócio, sempre com o intuito de se diferenciar da concorrência.

Ao ter acesso aos serviços tecnológicos do Sebraetec, os empresários têm a oportunidade de mudar a cultura do negócio, aumentando a produtividade e ainda reduzindo os custos operacionais dos estabelecimentos. “Um bar, por exemplo, pode diminuir suas despesas ao receber consultoria voltada para a eficiência energética ou oferecer alimentos mais seguros após uma avaliação de conformidade. Além disso, o Sebrae subsidia 80% dos custos dos serviços necessários, facilitando ainda mais a realização dos projetos”, explica Santos.

 

Como solicitar

O serviço do Sebraetec é oferecido em qualquer um dos 800 pontos de atendimento da instituição em todo o Brasil. Há também o portal Sebrae (www.sebrae.com.br) e pode ser feito contato por telefone (0800 570 0800).

Para solicitar atendimento do Sebraetec basta preencher uma ficha, detalhando os serviços que serão demandados, apresentar o CNPJ da empresa e assinar um contrato com os direitos e deveres na realização das ações do programa. Todo esse processo é simples, sem muita burocracia e bastante rápido.

 

Diagnóstico

Assim que o serviço é solicitado, o Sebraetec realiza um diagnóstico, o que possibilita uma fotografia da empresa em qualquer uma das áreas temáticas atendidas pelo programa: design, qualidade, produtividade, propriedade intelectual, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação. Em seguida, o empresário recebe uma orientação técnica de quais os principais pontos a serem melhorados em seu bar ou restaurante.

Aproximadamente 146 mil empresas já acessaram os serviços do Sebraetec nos últimos dois anos. Em torno de R$ 343 milhões foram investidos nesses empreendimentos, que tiveram melhorias efetivas ao implementar as mudanças indicadas pela rede de consultores.

 

Fonte: Revista Meu Negócio Minha Vida nº8 *Matéria na íntegra disponível na versão impressa