22/05/2014 - Festival gastronômico traz pratos inspirados na Copa

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Com pratos deliciosos e inspirados na Copa do Mundo, começou no último sábado, dia 17, o Brasil Sabor, que é considerado o maior festival gastronômico do País, por ser realizado simultaneamente em cerca de 1.000 estabelecimentos em todas as regiões brasileiras. No Espírito Santo, 26 restaurantes de sete municípios participam da maratona até o dia 31 de maio.

Na Grande Vitória, o público conta com 20 casas inscritas. Vila Velha lidera a lista, com 10 participantes, seguida por Vitória, com oito restaurantes. Já Cariacica, Serra e Guarapari são representados por um estabelecimento cada. No interior, as opções gastronômicas do festival estão em Colatina (com três casas) e Cachoeiro de Itapemirim (com duas).

As receitas foram criadas especialmente para o festival e são bem coloridas, inspiradas nas cores verde e amarela da nossa bandeira, já que o tema da nona edição do festival é “O Brasil inteiro pedindo mais um”, em alusão à busca pelo hexacampeonato. Os preços dos pratos variam entre R$ 24,90 e R$ 52,50 e servem de uma a duas pessoas.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que realiza o evento - com organização local do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) -, os pratos vão ajudar a fazer o aquecimento enquanto os torcedores aguardam o início da Copa.

Em cada uma das receitas, a criatividade dos craques da cozinha é apresentada com riqueza de cores e aromas. Algumas, mais leves, combinam frutos do mar, folhas e frutas. Em outras, mais encorpadas, massas e carnes são as titulares. Todas, porém, trazem a vibração e a energia da torcida.

Prêmio

Além de saborear receitas inéditas, quem participa do Brasil Sabor ainda concorre a prêmios. Nesta edição, serão sorteadas cinco viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha, maior produtora de vinhos do País. Para participar, basta acessar o site www.bebacomdescontracao.com.br e responder à pergunta: “O que é para você beber com descontração os vinhos do Brasil?”. O resultado será divulgado no dia 11 de julho.

Como em todos os anos, o evento também é marcado pela solidariedade. Nos estabelecimentos participantes serão vendidos aventais personalizados e exemplares do livro “Segredos dos Chefs”, que reúne receitas do festival. O valor arrecadado será destinado à Apae Vitória.

Fonte: Folha de Vitória