MyChoice auxilia bares e restaurantes na Copa 2014

Ferramenta via QR Code traduz cardápio em até cinco idiomas

 

São Paulo, abril de 2014.

A qualificação de pessoal é um dos principais problemas do setor de Alimentação Fora do Lar, principalmente a questão do domínio de outros idiomas. A maioria dos empresários são reticentes quanto ao investimento em cursos para os funcionários, devido a falta de fidelização. Muitos após realizarem os cursos pedem demissão, em busca de salários mais altos.

De outro lado, garçons e gerentes que possuem outros idiomas, exigem salários inviáveis para os pequenos empresários. O panorama causa apreensão no setor, decorrente a proximidade da Copa 2014 e da Olimpíada em 2016 que fomentará o turismo no pais - Segundo a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) o Brasil pode esperar cerca de 7 milhões de estrangeiros esse ano, gerando um faturamento superior a 15,8 bilhões.

A tradução de cardápios em diversos idiomas, é uma ótima alternativa, muitos restaurantes já possuem o cardápio traduzido em inglês, o que facilita o atendimento, mas com a demanda esperada de turistas de várias partes do mundo, se faz necessário atender os clientes de forma mais ampla, com o cardápio traduzido em outros idiomas. No entanto, a viabilização na forma imprensa do menu traduzido em espanhol, francês, italiano, japonês, chinês, entre outros, torna-se impraticável mediante o alto custo.

 

Cardápio traduzido em cinco idiomas na ponta dos dedos

Para atender essa demanda de forma simples, rápida e com valor atrativo, a MyChoice (http://www.mychoicebr.com) criou um sistema de tradução de cardápios via QR Code (código de barras em 2D que ao ser escaneado por um smartphone ou tablet, redireciona automaticamente ao conteúdo do site ). Os itens do cardápio podem ser traduzidos em qualquer língua, a plataforma suporta até cinco idiomas, ou seja, cinco cardápios.

Como funciona - o bar ou restaurante encaminha à MyChoice o conteúdo do cardápio para a tradução, com a possibilidade de escolha de um a cinco idiomas. São realizadas as traduções, o layout e confeccionado o adesivo do QR Code, que é aderido ao cardápio do restaurante ou aplicado em displays de mesa.

O cliente ao scanear o QR Code através de um smartphone ou tablet é redirecionado a plataforma MyChoice, onde estão disponíveis os cardápios traduzidos. Não é necessário baixar nenhum aplicativo além do leitor de QR Code.

A mensalidade do serviço é atrativa, o custo fica em média R$ 100,00, não inclusa a tradução. O cliente tem a liberdade de enviar o cardápio traduzido ou contratar o serviço da MyChoice, pelo valor médio de R$ 250,00 por idioma. Neste caso, o conteúdo traduzido é de propriedade do estabelecimento, além de implantado na plataforma MyChoice, o cliente pode imprimi-lo ou utilizá-lo da forma que necessitar. Mais um benefício do produto.

Segundo Flavio Saez Salomão - sócio dos bares Posto 6, Salve Jorge - Vila Madalena, Salve Jorge - Centro e Cervejaria Patriarca, parte do grupo de bares que estão implantando o sistema MyChoice, a ferramenta faz parte da ação de marketing e atendimento elaborada para suprir a demanda no período da Copa, com expectativa de aumento de 40% no faturamento. "Pretendemos fazer parcerias com escolas de idiomas, para termos coordenadores de línguas que atenderão os turistas, auxiliando o acesso ao QR Code para visualização dos cardápios. Os estrangeiros terão disponíveis de início dois idiomas - inglês e espanhol. A MyChoice chegou em um momento crucial, onde estamos buscando meios para melhor atender os turistas.", comenta Flavio.

De acordo com os dados da AbraselSP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-SP), em todo o Estado funcionam 70 mil bares e restaurantes. Cerca de 55 mil estão na grande São Paulo e representam 42 etnias. Observar o perfil dos frequentadores é de extrema importância para se criar uma boa ação de marketing e fidelização. O restaurante Bistrot de Paris é um bom exemplo, a casa disponibiliza o cardápio em cinco idiomas via QR Code - inglês, espanhol e alemão e em decorrência da frequência, incluiu russo e chinês. "A praticidade que a MyChoice oferece, torna o processo mais rápido e cômodo aos clientes.", comenta Pierre Murcia, proprietário da casa.

 

Inclusão social

Os deficientes visuais podem acessar os cardápios através do sistema de voz dos smartphones. Pelo sistema IOS, através do aplicativo leitor de tela do Iphone ou Ipod, o “Voice Over” lê os itens da tela em voz alta. Atualmente a maioria dos smartphones possuem esse dispositivo.

 

Faturamento e fidelização

Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, os europeus foram os turistas que mais gastaram no Brasil em 2013, cerca de US$ 1.703 por pessoa, voltados a hospedagem, passeios e gastronomia. Os estrangeiros que visitaram o país a negócios gastaram o dobro, em relação a aqueles que viajaram a lazer.

Independente dos eventos como a Copa 2014 e a Olimpíada 2016, o Brasil recebe constantemente turistas estrangeiros, os destinos mais visitados para negócios são: São Paulo (48,3%), Rio de Janeiro (23,9%) e Curitiba (4,4%) e a lazer: Rio de Janeiro (29,6%), Florianópolis (18,1%) e Foz do Iguaçu (17,3%). Dados que comprovam o grande potencial do turismo.

Investir em qualidade de atendimento e providenciar serviços específicos, como oferecer ao turista a possibilidade de visualizar o cardápio em seu idioma, garantindo a compreensão total do seu pedido, evitando surpresas desagradáveis, passará a sensação de acolhimento e que é bem-vindo. Ação que resulta em fidelização e aumento no faturamento, pois o cliente permanecerá mais tempo no restaurante, terá boas recordações e com isso, indicará a casa aos amigos.

 

Publicidade & TradeMarketing - geração de novos negócios e patrocínio

As páginas onde são armazenados os cardápios traduzidos podem ser exploradas comercialmente através de pacotes publicitários, inseridos no rodapé da página ou na abertura principal do cardápio. Uma boa oportunidade de negócios e parcerias entre empresários e fornecedores.

Empresas e indústrias do setor - cervejarias e bebidas, administradoras de cartões de crédito, bancos, fornecedores de alimentos e serviços, interessadas em expor a marca de forma atrativa ou estreitar relacionamento, tem a possibilidade de patrocinar a plataforma MyChoice para bares e restaurantes que são clientes potenciais.

"A tradução de cardápio via QR Code by MyChoice representa a inovação do setor de Alimentação Fora do Lar, uma ferramenta contemporânea, prática e a custo acessível, que contribui efetivamente para a geração de negócios e qualificação dos estabelecimentos, além de fidelizar o turista estrangeiro que levará uma visão positiva do Brasil.", comenta João Felippe Barbosa, sócio-diretor e idealizador da MyChoice.

 

MyChoice - http://www.mychoicebr.com

Mais informações e imagens para download: http://www.flickr.com/photos/mychoicecopa2014/