27/03/2014 - Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança completa 20 anos

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) completa 20 anos em 2014. A instituição conta hoje com cerca de 100 restaurantes associados em todo o Brasil e é uma das mais respeitadas pelo setor no país. Ela representa um grupo de empresários e chefs que primam pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade da gastronomia brasileira através das peculiaridades regionais e do associativismo.

A marca registrada da ARBL é o Prato da Boa Lembrança, ele é uma peça exclusiva de cada restaurante, feito em cerâmica e pintado à mão, com gravuras inspiradas na receita de cada chef. Até hoje, acredita-se que tenham sido criados cerca de 1300 desenhos, totalizando mais de 1 milhão de pratos de cerâmica produzidos nestes 20 anos! “Acompanhar e fazer parte do sucesso da Boa Lembrança é uma grande honra para mim e certamente nos anos que virão ainda teremos muitas satisfações com a instituição que tem crescido e se modernizado constantemente.”, afirma André Generoso, diretor-presidente da ARBL.

O projeto começou em março de 1994 em Petrópolis, com Dânio Braga. Trazendo a inspiração da Itália, onde existe a Unione Ristoranti Buon Ricordo, o chef e empresário reuniu um grupo e explicou o plano: cada restaurante teria em seu cardápio uma receita onde o cliente ganharia uma cerâmica pintada com a arte inspirada na gastronomia, sendo que a cada ano seria oferecido um novo prato.

Os empresários toparam a iniciativa e deram início à instituição em pouco mais de um ano. Dali pra frente a Associação foi crescendo tanto em volume de associados como também em representatividade na cena gastronômica brasileira. Ao longo destes 20 anos, ela tem realizado e apoiado diversos eventos gastronômicos pelo Brasil, levando o Prato da Boa Lembrança para cruzeiros gourmet, jantares beneficentes, encontros de chefs, festivais e até em vôos especiais. "A Associação ajudou a conhecermos mais o que o Brasil tinha a oferecer, e vem fazendo isso até hoje.”, relembra Dânio Braga.

O Prato da Boa Lembrança é muito mais que um souvenir de recordação. Ele é um objeto de desejo para centenas de pessoas em todo o Brasil e arrasta uma legião de Colecionadores fiéis que buscam aumentar sua coleção a cada ano. O amor pela Boa Lembrança é tão grande que muitos se dedicam a viajar somente em busca de restaurantes que fazem parte da Associação. No site oficial da ARBL existe uma área exclusiva para eles onde podem negociar os pratos e às vezes até coleções inteiras são vendidas. Isso porque nenhum restaurante da entidade pode vender o Prato sem que a pessoa deguste a gastronomia na casa e isso movimenta muito os Colecionadores. Alguns aficcionados possuem todos os Pratos feitos até hoje, como é o caso de Anésio Fassina, que em 2014 pretende chegar a mais de 1300 cerâmicas. “A coleção é a memória presente das experiências e dos momentos agradáveis e inesquecíveis vividos a cada novo prato conquistado.”, explica Anésio Fassina. Outros, como José Otávio de Azevedo, se orgulham de uma coleção com quase mil Pratos e todos comidos nos restaurantes, sem troca ou compra via site. “Sou colecionador desde 1999 e o que mais me motiva é poder ver os pratos na minha sala de jantar e relembrar as refeições e viagens que fiz.”, conta o colecionador.

Para fazer parte da Associação o restaurante interessado deve passar por algumas etapas criteriosas. A primeira consiste na análise técnica, onde o restaurante deve ter no mínimo três anos de atuação formal no setor, estar de acordo com as normas de higiene e manipulação de alimentos e possuir todas as certidões negativas quitadas. Além disso, é importante que o chef ou proprietário esteja presente na rotina do estabelecimento promovendo a harmonia entre a proposta oferecida pelo restaurante com o modo do atendimento, serviço e ambientação. Reconhecimento de formadores de opinião e especialistas em gastronomia, títulos e prêmios também são importantes. Para completar a análise, a Associação considera as características colaborativas, iniciativa de fazer parte da entidade e suas atividades e ter boa rede de relacionamentos.

Dentre suas atividades, a ARBL ainda promove uma série de eventos durante o ano e apoia outros diversos, sempre com a presença do Prato da Boa Lembrança. “Tenho certeza que os próximos 20 anos serão ainda mais promissores para a instituição e seus colaboradores. Estamos com vários projetos que vão movimentar muito a entidade.”, confirma André Generoso.

Conheça mais a ARBL em: www.boalembranca.com.br - facebook.com/boalembranca - @boalembranca

 

Fonte: Assessoria