26/02/14 - Cervejarias promovem consumo responsável

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), que congrega as quatro maiores cervejarias do País - Ambev, Petrópolis, Brasil Kirin e Heineken, que detém 96% do mercado nacional da bebida - anunciou na última terça-feira, 25/02, a I Semana CervBrasil de Consumo Responsável. A iniciativa quer combater o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, além de conscientizar que direção e álcool não é uma boa prática.

De acordo com o diretor executivo da CervBrasil, Paulo de Tarso Petroni, a ação prevê a distribuição de 800 mil cartazes e 800 mil cartas em pontos de venda de todo o País. "É a primeira vez que as quatro cervejarias se unem em prol de uma ação comum. Nos últimos anos houve amadurecimento da cadeia produtiva, que foi consequência da maturidade da sociedade. Os quatro presidentes, juntos com seus acionistas, chegaram à conclusão de que precisa ter ações para acabar com esse problema e que esse assunto precisa ser prioritário na CervBrasil", explicou, sem revelar o montante investido no projeto.

A distribuição dos cartazes e cartas começou na última segunda-feira, 24/02, e se estende até o próximo dia 28/02. "A seleção da semana, que é o período de pré-carnaval, é o momento adequado para produzir os conceitos sobre os princípios do consumo responsável de bebidas alcoólicas", disse Petroni. Segundo ele, apesar de existir 1,1 milhão de pontos de vendas no País, o número de 800 mil é o total no qual a força de venda da associação consegue chegar.

"Mas a intenção é juntar mais segmentos da cadeia e da sociedade para fazermos outras ações e de abrangência maior", declarou.

O diretor executivo da CervBrasil ainda comentou que a semana tem importância na comunicação do consumo responsável, mas que as "mudanças culturais não são pontuais. Há projetos de médio e longo prazo que temos que ter sucesso também". A associação ainda anunciou o projeto "Bar Responsável", com o suporte técnico do Centro Paula Souza do governo do Estado de São Paulo. O piloto da iniciativa acontece nos bairros paulistanos da Vila Madalena e de Pinheiros em fevereiro e março.

Os funcionários de 45 bares, restaurantes, lanchonetes e afins serão treinados sobre as práticas de consumo adequado de bebida alcoólica. Serão distribuídos kits, contendo cartilhas, folhetos de atividades, DVDs e certificados de conclusão.

 

Fonte: Estadão