CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Makro Extravaganza 2013 foi oportunidade de acesso às tendências e novidades do setor de alimentação fora do lar e varejo alimentar

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, aconteceu a sétima edição do Makro Extravaganza, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que já é tradicional na capital paulista, contou com a participação de mais de 5.000 pessoas, em sua maioria, clientes profissionais do food service e varejo (82%).

A Abrasel foi parceira do Makro nessa edição do Extravaganza e, durante os três dias, o público teve acesso a palestras, ministradas por Francisco dos Santos, da Coment Treinamento Comercial, contratado pela entidade. O tema central foi: planejamento.

O espaço, mais central e de fácil acesso, favoreceu a chegada das 79 caravanas trazidas pelas lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Pinhais. Com isso, sempre havia pessoas interessadas em atualização. Segundo Francisco dos Santos, o auditório se manteve com 100% de sua ocupação ao longo do evento.

O Extravaganza, que capacitou 3.664 pessoas, trouxe como grande novidade, quatro laboratórios que apresentaram as principais tendências oportunidades para se vender mais em pizzaria, padaria e no mercado.

Em todos os laboratórios, os participantes foram impactados com conteúdo ministrado pela consultoria GS&MD (Gouvêa de Souza), casos de sucesso e uma dinâmica para colocar em prática a teoria apresentada. Muitas pessoas saíram com a fanpage de seu estabelecimento no ar. O laboratório de pizzaria, que teve a participação especial do Senhor Pizza, foi um verdadeiro sucesso entre o público.

Além dos laboratórios, dois auditórios e duas cozinhas experimentais, sendo uma delas a Carreta Sabor & Saber, ofereceram uma programação repleta de temas relevantes focados em gestão e muitas experiências gastronômicas, ministrados por instituições como Sebrae, Abrasel, Apas, Nielsen, ABAT,

Sindicato da Panificação e CTP. Pensando no rejuvenescimento da marca, foi fechada uma parceria com as principais universidades de gastronomia de São Paulo, entre elas Anhembi Morumbi, Hotec, Unip, São Camilo e Unicamp. Além de contribuírem com a realização de atividades nos auditórios e cozinhas,

inseriram na grade curricular do curso, uma visita técnica ao evento, o que incentivou a ida de 250 alunos, representando 9% do público.

O evento ocupou uma área de 6.000 metros quadrados, contou com a participação de 97 fornecedores e 67 estandes de grandes marcas das indústrias de alimentos e não alimentos.

Como nos anos anteriores, aconteceu a etapa final do Concurso de Gastronomia, protagonizado pelos alunos da Hotec. Oito duplas se apresentaram no primeiro dia, sendo que apenas quatro disputaram as semifinais. O concurso, inspirado no reality show mais famoso do âmbito gastronômico, o Top Chef, movimentou o estande e revelou futuros talentos da gastronomia.

No último dia, uma aula especial e um bate-papo sobre os Rumos da Gastronomia do Brasil com o chef e apresentador do programa Que Marravilha! da GNT, Claude Troisgros, garantiram um encerramento em grande estilo da edição de 2013.

 

Fonte : Revista Meu Negócio Minha Vida n°6