11/12/2013 - Alimentação fora do lar é boa oportunidade em Brasília

CLIPPING - NOTICIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAIS

Em Brasília, como em todo o Brasil, é cada vez mais comum a alimentação fora do lar, sobretudo nos dias de semana. Trânsito, encarecimento dos serviços de empregadas domésticas, aumento da carga horária de trabalho são alguns dos fatores que contribuem para isso.

Assim, ter uma franquia de alimentação é cada vez mais interessante, e opções não faltam. Dentro do setor de franquias, o segmento de alimentação é o que lidera em número de franqueadores e também de franqueados. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising – ao final de 2012 existiam 573 franqueadores de alimentação (19.1% do total), com uma rede de 20.576 franqueados (17.6% do total).

As opções incluem pizzarias, comidas regionais, restaurantes japoneses, sorveterias, cafés, casas de sanduiches e hambúrguer, restaurantes self-service, padarias, chocolates, etc. Existem opções para todas as faixas de investimentos e também todos os mercados, basta escolher a oportunidade correta.

Em Brasília, por exemplo, uma boa estratégia é se posicionar dentro ou próximo a grandes bairros comerciais, como o Setor Bancário, Setor Comercial, Setor Gráfico, SIA, oferecendo opção de pratos para almoço e também lanches. O número de pessoas que trabalham nos edifícios comerciais destes bairros e vão a restaurantes próximos é grande. Novos edifícios comerciais estão sendo construídos em toda a cidade, com espaço no térreo para restaurantes, lanchonetes e cafés.

Os shoppings centers também são bons pontos. Se por um lado é verdade que o preço do aluguel costuma ser salgado, por outro, o fluxo de visitantes e potenciais consumidores é muito grande. As praças de alimentação do Conjunto Nacional e Brasília Shopping, por exemplo, estão sempre cheias. Os shopping centers das cidades-satélites também são boas opções. O novo Shopping JK, sendo construído próximo a Ceilândia terá torres comerciais e expectativa de 1 milhão de visitantes/mês, e é uma localização de grande potencial para franquias em geral, incluindo alimentação.

Uma das franquias que aproveitou os últimos anos de crescimento do mercado de Brasília é o Brasil Vexado, especializado em culinária nordestina, que surgiu na própria cidade e já atingiu 09 lojas no DF e 01 no Goiás. É o que nos explica Cleber Vale Teixeira , Diretor de Operações do Brasil Vexado: “Desde a abertura do primeiro restaurante, os sócios já desejavam expandir a rede por meio do sistema de franchising e, no final de 2011, começaram a comercializar o Brasil Vexado nos modelos: fast casual (unidade de rua com serviço de garçons), fast-food (sem serviço de garçons), sendo que ambos os modelos podem operar com tele entrega, e por último o modelo de self-service. Hoje, o Brasil Vexado já se tornou uma marca conhecida na cidade de Brasília com a previsão de encerrar o ano de 2013 com 10 restaurantes em funcionamento. Conta atualmente com um cardápio bastante variado, sem perder o seu foco em comida regional nordestina.”

Para encontrar opções de franquias de alimentação e também outros setores, a população da região poderá visitar a Brasília Expo Franquias 2014, que será a maior feira do setor já realizada no Centro-Oeste. A feira acontece nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro de 2014 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e apresentará cerca de 70 marcas de franquias. Para mais informações, acesse www.brasiliaexpofranquias.com.br

Fonte: Sua Franquia