09/09/2013 - Negócios com foco na sustentabilidade são promissores

Consumidor ainda não está disposto a pagar mais pelos produtos, mas essa tendência deve mudar.

Os negócios ligados à sustentabilidade estão na lista de tendências no mundo do empreendedorismo. Por enquanto, a parcela da população disposta a pagar a mais por um produto ou serviço sustentável ainda é pequena, mas a expectativa é de crescimento. "A questão da educação ambiental está sendo implantada nas escolas. Os alunos começam a ter um olhar diferente e eles serão os consumidores do futuro", afirma a consultora do Sebrae-SP, Dorli Martins.

Um exemplo de negócio sustentável é a empresa 100t, que vende móveis feitos de papelão e lançou recentemente a linha 100t Verde, em parceria com a designer de flores Rita Segreto. O novo projeto tem a intenção de fazer com que os móveis funcionem como um jardim suspenso, onde são usadas plantas específicas e o papelão passa por um processo de impermeabilização. Os móveis, como poltronas e mesas, são entregues com as plantas e os preços variam de R$ 400 a R$ 1,5 mil.

A ideia de criar a empresa é antiga. Surgiu quando a produtora de moda Daniela Bueno viajou para a Europa há dez anos e se deparou com uma estante feita de papelão. "Desde aquele dia, fiquei com aquilo da cabeça e comecei a pesquisar sobre as possibilidades do uso do material, da matéria-prima no Brasil", conta Daniela.

Inicialmente, a empresa criada em sociedade com Marcello Cersosimo começou com apenas um banco e uma cadeira. Ao avaliar a existência real de uma preocupação com a sustentabilidade e que mercado estava preparado, eles abriram o showroom há dois anos. As peças variam desde um abajur de R$ 40 até um sofá sanfona de R$ 1,5 mil. É possível ver a montagem das peças no site da empresa.

No ano passado, a empresa faturou R$ 800 mil e espera fechar 2013 com R$ 1,2 milhão. Atualmente, as vendas para empresas representam 80% do faturamento, mas Daniela aponta um crescimento gradativo da demanda de consumidores.

O papelão também é o principal atrativo de um restaurante em Taiwan. O Carton King Creativity utiliza pratos, copos, cadeiras, mesas e paredes decorativas de papelão. O objetivo do espaço é passar uma compreensão sobre criatividade e uma mensagem ambiental.

Cuidados. Para quem pretende acompanhar essa tendência sustentável, a consultora do Sebrae-SP recomenda transparência e veracidade. Isso porque se a empresa aposta no marketing verde, mas o que ela divulga não acompanha o que ela realmente pratica, o empresário corre um grande risco de arruinar seu negócio. "As irregularidades estão sendo descobertas com mais rapidez, especialmente com as redes sociais", afirma Dorli. Outro cuidado é com os fornecedores. É preciso prestar atenção na matéria-prima fornecida e na mão de obra utilizada.

Fonte: Estadão PME