12/08/13 - Restaurantes investem em café de qualidade e mimos para o cliente

Sempre um coadjuvante, o café tradicionalmente entra em cena apenas para finalizar as refeições em restaurantes

Ele tem a responsabilidade de fechar o almoço ou jantar com chave de ouro, mas nem sempre é assim. "Muitas vezes, um café ruim será a lembrança mais forte que a pessoa terá depois de comer. Do que adianta uma experiência maravilhosa com a comida, se o café mal extraído ou de qualidade ruim vai estragar tudo no fim?", questiona a barista do Centro de Preparação de Café, Cleia Junqueira.

Este cenário começou a mudar nos últimos quatro anos. Restaurantes em diversas partes do Brasil estão apostando nos cafés de qualidade para oferecer a melhor experiência gustativa para seus clientes.

Este é o caso dos restaurantes como Vito, Chou, Maní e Esquina Mocotá, em São Paulo, Belo Comidaria de Belo Horizonte (MG) e Mira, do Rio de Janeiro (RJ), onde blends exclusivos ou cafés de lotes especiais são servidos ao preço médio de R$ 5 a xícara. Esta mudança vem acompanhada de uma novidade: além do tradicional expresso, é possível pedir um coado fresco para finalizar a refeição.

De acordo com o chef André Mifano, do Vito, a ideia de trocar o café surgiu há três anos depois de algumas conversas com a barista Isabela Raposeiras. "Gostamos de inovar, de lançar o novo. O produto que ela apresentou era muito bom, por isso, fazia sentido servir aqui", conta.

O que não se esperava é que esta melhoria não seria bem aceita, os clientes preferiam o antigo. "Quando mudei o café, as reclamações surgiram. Por isso, eu o servia mesmo contra a vontade dos meus clientes. Cheguei até a oferecer o café sem cobrar, para eles experimentarem. Tive que passar por um momento de educação, explicando as razões da mudança", explica. Hoje, seus clientes já se acostumaram com a mudança. "As pessoas começaram a olhar para ele de outra forma", diz Mifano.

O café em cápsulas também tem sido importante neste processo de popularizar os cafés especiais e coleciona vantagens: ele fica pronto em tempo hábil e as chances de erro são pequenas, uma vez que tudo está pré-preparado e automatizado.

Carinho com o cliente

Além da bebida em si, existem alguns detalhes que demonstram cuidado com o cliente e que fazem a diferença. O acompanhamento do café é um exemplo disso. "Alguns radicais podem até condenar, mas é inegável que um docinho, biscoitos ou bolos são ótimos. Se o estabelecimento aposta nestes mimos, é sinal de cuidado e carinho com o cliente. Quem não gosta?", pergunta Eliana Relvas.

Outro diferencial, segundo a cafeóloga, é o "show". O café coado na mesa, por exemplo, é uma das formas interessantes de servir do que simplesmente aparecer com a xícara. "Essa é uma boa oportunidade para finalizar um jantar num restaurante", lembra Eliana.

Mas como convencer empresários e restaurateurs a apostar em cafés melhores? A mudança está nas mãos dos consumidores. Exija qualidade. Se o café não estiver bom, devolva, assim como faria se o prato servido não lhe agradasse.

No fim das contas, ninguém precisa ser especialista da área ou um coffee sommelier para identificar o que é gostoso.

Para ajudar nesta missão, a cafeóloga e barista Eliana Relvas dá o caminho das pedras para reconhecer um café de qualidade e dicas para aproveitar a bebida ao máximo.

Fonte: UOL