05/08/13 - Conheça os restaurantes brasileiros que estão na lista dos melhores da América Latina

Nove restaurantes brasileiros serão premiados no evento que indicará as 50 melhores casas da América Latina, lista organizada pela revista inglesa "Restaurant".

Os brasileiros são o paulistano D.O.M. (atual 6º colocado na lista dos melhores do mundo, feita pela mesma revista), o também paulistano Maní (de Helena Rizzo e Daniel Redondo, o 46º da lista mundial) e o carioca Roberta Sudbrack (80º da lista mundial).

Além desses, estarão na premiação latino-americana Fasano, Epice, Attimo e Mocotó (SP), Olympe (RJ) e o Remanso do Bosque (PA).

Conforme a Folha apurou, os chefs desses nove restaurantes já foram convidados para a cerimônia de premiação. A colocação de cada um, no entanto, só será anunciada em cerimônia no dia 4 de setembro, em Lima, no Peru.


Mais de 250 jurados (jornalistas, críticos, foodies e restaurateurs) participaram da votação, que definiu a primeira lista feita exclusivamente para a América Latina. O grupo foi formado especialmente para essa seleção.

Para que houvesse equilíbrio no corpo de jurados, foram estabelecidas quatro sub-regiões de origem dos membros: Brasil, restante da América do Sul (duas sub-regiões) e México/América Central.

Em fevereiro, foi revelado o primeiro ranking regional da revista "Restaurant", dedicado aos restaurantes da Ásia. O primeiro colocado foi o Narisawa, de Tóquio.

Neste caso, foram considerados os votos já feitos para restaurantes locais durante a habitual lista mundial.

A premiação para latino-americanos acontecerá antes da feira gastronômica Mistura, realizada em Lima. O governo peruano é um dos patrocinadores do evento.

Fonte: Folha.com