27/06/13 - Quem é a Smashburger, a nova pedra no sapato do McDonald's

Rede de hambúrgueres americana tem planos de chegar a 300 lojas até o final de 2014 e opera há apenas seis anos no mercado

A Smashburger, rede de hambúrgueres americana, ainda engatinha no mercado, mas faz planos de gente grande para o futuro, capaz de incomodar até as redes de fast food mais maduras desse setor nos Estados Unidos. Até o fim de 2014, a empresa pretende ter mais de 300 lojas em operação e faturamento que facilmente vai superar a cifra de 200 milhões de dólares.

De acordo com dados da consultoria americana 24/7 Wall St., é muita pretensão achar que a Smashburger chegue ao tamanho do McDonald’s (pelo menos, no médio prazo), mas as taxas de crescimento que ela vem apresentando nos últimos seis anos podem projetar a companhia entre uma das principais desse mercado no futuro.

No ano passado, a rede somou vendas de 165 milhões de dólares, 44% a mais na comparação com o ano anterior. O McDonald’s, no mesmo período, cresceu mais modestamente e registrou receita 3,3% maior no mercado americano.

Investimentos

Para dar vazão ao seu plano de crescimento, a SmashBurger planeja investir cerca de 35 milhões de dólares até o fim do próximo ano. Além de abrir lojas próprias, expandir por meio de franquias será outra estratégia adotada pela rede. Ao lado dos Estados Unidos, a companhia tem planos de abrir unidades no Canadá, Reino Unido e até em países do continente asiático.

“Desde o lançamento do Smashburger em 2007, a nossa visão tem sido a de fazer crescer a marca e sermos os melhores na indústria de hambúrgueres”, afirmou David Prokupek, presidente da rede, em comunicado divulgado recentemente ao mercado. Segundo ele, em 2012, a companhia apresentou crescimento recorde de vendas e deu os primeiros passos para o seu processo de internacionalização.

A rede está entre as que mais cresceram no ano passado nos Estados Unidos. Atualmente, ela está em 29 estados americanos, com cerca de 200 lojas em operação. Embora ainda seja minúscula na indústria de hambúrgueres, a rapidez do seu crescimento pode roubar mercado de muitas redes consolidadas desse setor. Veja, a seguir, algumas dessas redes, segundo dados do Yahoo! Finance.

 

Redes / Fundação / Número de lojas

McDonald's 1940 34.480

Burger King 1954 7.476

Wendy's 1969 6.544

Jack in the Box 1951 2.800

Sonic Corp. 1953 3.500

Red Robin Gourmet Burgers 1969 474

 

Fonte: Exame