25/06/13 - Circuito Brasileiro de Degustação chega a Belo Horizonte

Uma oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos e espumantes do Brasil. Pela quinta vez, Belo Horizonte será palco do Circuito Brasileiro de Degustação, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 2 de julho, no Clube Chalezinho. O evento, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com apoio da Oxford Crystal e da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-MG), reúne 25 vinícolas da região Sul, Sudeste e Nordeste do país. A expectativa é que cerca de 600 pessoas degustem vinhos, espumantes e suco de uva 100% natural e integral.

Este ano, o evento que aproxima consumidores, empreendedores da cadeia do vinho e produtores brasileiros foi ampliado. São 11 cidades participantes, quatro a mais que em 2012. Até o final do ano, o circuito passará pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Além da capital mineira, o Rio de Janeiro recebe o Circuito em 4 de julho.

De acordo com o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, a ampliação do evento em 2013 se deve ao sucesso do circuito no ano anterior. Em Belo Horizonte, não seria diferente. Em 2012, o evento reuniu 500 pessoas. Para este ano, a expectativa passou para 600 visitantes. “A ideia é gerar bons negócios, sobretudo entre os produtores e o setor de bares e restaurantes, e supermercados. O Brasil reúne boas vinícolas e o objetivo é que o portfólio seja apresentado aos estabelecimentos e também ao consumidor final”, ressalta.

Ele ainda explica que o vinho brasileiro tem se tornado cada vez melhor com qualidade que supera as expectativas. Para Bertolini, com a Copa do Mundo de 2014, não apenas os brasileiros terão acesso aos produtos, mas também o turista, o que expande o conhecimento sobre a bebida produzida no Brasil.

A participação da Abrasel também foi destacada pelo gerente de Marketing do Ibravin. Para ele, o apoio da entidade contribui para que o setor de bares e restaurantes tenha acesso aos novos rótulos e às novidades no segmento de bebidas.

Ao chegar ao circuito, o visitante receberá uma taça e poderá iniciar o percurso pelas diversas vinícolas. Os produtores são do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Vale do São Francisco e Minas Gerais.

As vinícolas participantes são: Casa Valduga, Casa Geraldo Vinhos Finos, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Dal Pizzol Vinhos Finos, Domno do Brasil, Dunamis Vinhos e Vinhedos, Lidio Carraro Vinícola Boutique, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, Natural Products, Pericó Vinhos, PIZZATO Vinhas e Vinhos, Quinta da Neve, Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Vinícola Aurora, Vinícola Courmayeur, Vinícola Dezem, Vinícola Don Abel, Vinícola Hermann, Vinícola Perini, Vinícola Peterlongo, Vinhedo Routhier & Darricarrèrre, Vinícola Salton, Vinícola Sinuelo, Vinibrasil e Projeto Suco de Uva 100% do Brasil.

Em paralelo ao Circuito, os presentes ainda poderão participar de duas palestras. A primeira, às 17h, tem o tema “50 Tons de Tintos” e será ministrada pela mestre em enologia, Ana Luíza Borges. Já a segunda apresentação ocorre às 19h e tem o tema “Duelo de Borbulhas. O palestrante é o enófilo e idealizador do Blog Vinho para todos, Gil Mesquita.

O Circuito de Degustação aconteceu pela primeira vez em 2004, quando passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na segunda edição, em abril e maio de 2005, o evento esteve nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A terceira edição também foi realizada em 2005, em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Salvador. Após um tempo de paralisação, o circuito voltou com força total em 2012.

Na capital mineira, o evento ocorre de 16h às 21h, sendo que somente após às 19h será aberto ao consumidor final convidado. Antes disso, será aberto somente aos profissionais (proprietários e compradores de restaurantes, bares, hotéis, lojas especializadas, delicatessens e supermercados, além de sommeliers, chefs e garçons).

 

Serviço

Circuito Brasileiro de Degustação

Data: 2 de julho

Local: Clube Chalezinho

Confirmação de presença: 313282-5533