11/06/13 - Bares e restaurantes: Dia dos namorados é a data especial

Especialista do Sebrae-SP dá dicas para empreendedores investirem em ações diferenciadas para conquistar clientes

O comércio é muito beneficiado com o Dia dos Namorados. O dia 12 de junho gera mais lucro para o varejo e também para o setor de gastronomia. Além da tradicional troca de presentes a ocasião também pede um jantar romântico. Restaurantes e bares aguardam ansiosos pela data que é a mais comemorada em espaços gastronômicos. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) comprovam isso. O aumento representa 50% no número de clientes se comparado com um dia normal. É melhor que o Dia das Mães que representa 30%.

Este ano os empreendedores desse ramo estão otimistas, já que a comemoração acontecerá na quarta-feira e normalmente o movimento no meio da semana não é tão bom. Segundo Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, a data costuma ser bastante concorrida e é importante que o empresário adote algumas medidas para atrair os casais até o estabelecimento e também se organize para não haver falhas no atendimento.

"Aposte na venda antecipada. A medida é eficiente para casa, já que o empresário consegue ter uma ideia de quantas pessoas ele irá atender e também para o cliente que garante a reserva sem correr o risco de ficar para fora. Outra medida interessante é oferecer pacotes com cardápios diferenciados, completos, de diferentes valores e até mesmo de forma de pagamento parcelada", orienta Caetano.

Confira dicas do Sebrae-SP para garantir a casa cheia no dia 12 de junho:

Prepare-se para o aumento no movimento - A demanda será maior e é dever do empresário preparar-se. Treine a equipe para uma noite cheia e, se possível, contrate temporários para reforçar a brigada. Além disso, ofereça aperitivos e mimos, além de música envolvente enquanto os apaixonados aguardam por uma mesa.

Concentre-se na experiência - A data é inspiradora. Quem sai de casa nesse dia procura uma noite gratificante e compensadora. Tudo tem que estar perfeito. Comida e ambientação devem contar uma história e precisam envolver o casal.

Torne a noite literalmente inesquecível - Ofereça uma recordação para os seus clientes levarem para casa. Pode ser foto, texto, arranjo de flores ou até mesmo sorteios de viagens. O importante é que seja uma gostosa lembrança do momento que o casal passou no seu restaurante.

Faça parcerias - Floriculturas, hotéis, sex shops, joalheria e agências de viagens são bons parceiros para enriquecer a oferta e torná-la mais completa e atraente. O jantar pode ser apenas o início de uma noite inesquecível.

Crie pacotes com valores diferentes - Oferecer alternativas que contemplem as várias fases do namoro e cobre o preço justo por isso. O amor é lindo, mas o bolso é limitado. Pense nisso e resolva essa equação de forma romântica e lucrativa.

Vendas antecipadas - A medida é eficiente para casa, já que o empresário consegue ter uma ideia de quantas pessoas ele irá atender e também para o cliente que garante a sua reserva sem correr o risco de ficar para fora.

Bom atendimento - O serviço tem que ser impecável. Não adianta nada fazer ações criativas e o atendimento deixar a desejar. Quando a intenção é atrair e fidelizar o cliente tudo tem que sair corretamente. O contrário é um "tiro no pé do empresário".

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias