05/06/13 - Cervejaria belga AB Inbev conclui aquisição do mexicano Grupo Modelo

A cervejaria belga AB InBev concluiu a aquisição do Grupo Modelo, a maior empresa de produção da bebida no México, em uma transação avaliada em 20,1 bilhões de dólares, informou a empresa mexicana nesta terça-feira. O Grupo Modelo, fundado em 1925, "completou a aliança com Anheuser-Busch InBev", disse nesta terça-feira a empresa mexicana em um comunicado dirigido a seus investidores.

A transação "constitui o próximo passo natural na longa relação, de 20 anos", acrescenta o comunicado. A empresa mexicana informou que a "AB InBev agora é titular de aproximadamente 95% das ações em circulação do Grupo Modelo".

A administração do Grupo Modelo permanecerá na Cidade de México e a empresa manterá um Conselho de Administração local, cujos membros serão nomeados pela AB InBev durante a próxima assembleia de acionistas, prosseguiu. Autoridades norte-americanas expressaram preocupações de que a operação reduzisse muito a concorrência no país, já que a empresa belga possui a marca Budweiser, muito popular entre seus habitantes, e o Grupo Modelo é dono da Corona, a cerveja mais importada nos Estados Unidos.

Juntos, AB Inbev e o Grupo Modelo abrangem 46% do mercado nos Estados Unidos, que representa, no total, cerca de 80 bilhões de dólares ao ano.

O comunicado destacou que a AB InBev "se beneficiará do considerável potencial de crescimento que as marcas do Grupo Modelo, como Corona, têm fora dos Estados Unidos e dentro do próprio México, onde também haverá oportunidade para introduzir marcas" da empresa belga. "Estamos ansiosos para aproveitar nossas oportunidades de crescimento e por levar nossas cervejas a mais consumidores ao redor do mundo com esta união", disse Carlos Brito, diretor geral da Anheuser-Busch InBev, segundo o texto do Grupo Modelo.

 

Fonte: Estado de Minas