22/04/13 - Saiba quanto custa abrir uma franquia famosa no setor de alimentação e faturar até R$ 175 mil por mês

 

Selecionamos dez redes que são muito conhecidas do consumidor e por isso mesmo mais rentáveis

Abrir uma franquia ainda pode ser considerada uma escolha promissora por parte do investidor. O problema é que não é mais tão fácil assim prosperar com esse tipo de empreendimento. Um dos segmentos que continua em alta, no entanto, é o de alimentação fora do lar.

Nesse caso, a aposta vale a pena em marcas famosas - com a concorrência maior e os preços mais altos de aluguel do ponto comercial, apostar em um nome conhecido facilita o retorno. Mesmo assim, os especialistas recomendam que o interessado deve conhecer o setor em que pretende comprar uma franquia - isso ajuda no desafio diário de fazer o empreendimento prosperar.

Um desses negócios famosos é o China in Box, que pertence ao Grupo TrendFoods. O criador da rede e do grupo, Robinson Shiba, destaca outro aspecto positivo de iniciar uma franquia: o investimento em marketing e publicidade, normalmente feito pelo franqueador.

A divulgação, aliás, sempre foi vista pelo fundador do China in Box como um dos pilares para a expansão do grupo. No início da operação, quando Shiba trabalhou por dois anos apenas com lojas próprias, 25% do faturamento era revertido para ações de comunicação. Hoje, 7% do dinheiro vai para campanhas de divulgação.

A novidade nesse processo, conta ele, é o interesse da empresa nas mídias sociais, que começam a pautar, inclusive, o lançamentos de produtos. “Temos uma agência que monitora as redes social e isso alimenta muito o nosso departamento de marketing. É uma coisa em que todo mundo tem de investir. É barato e certo. A cada ano cresce a parcela destina às redes sociais do dinheiro reservado para o marketing. Com R$ 1 mil você hoje faz (redes sociais)”, concluiu.

Confira abaixo quando custa abrir uma franquia de alimentação famosa:

 

Bob´s

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Retorno: entre 36 e 48 meses

Capital de giro: entre R$ 30 mil e R$ 40 mil

Investimento necessário: entre R$ 555 mil a R$ 1,3 milhão

 

Seletti

Faturamento médio mensal: R$ 95 mil

Retorno: entre 30 e 40 meses

Capital de giro: entre R$ 10 mil e R$ 15 mil

Investimento necessário: entre R$ 380 mil e R$ 420 mil

 

Spoleto

Faturamento médio mensal: R$ 100 mil

Retorno: entre 24 e 36 meses

Capital de giro: a partir de R$ 20 mil

Investimento necessário: entre R$ 430 mil e R$ 550 mil

 

Vivenda do Camarão

Faturamento médio mensal: R$ 95 mil

Retorno: entre 24 meses e 36 meses

Capital de giro: entre R$ 25 mil e R$ 30 mil

Investimento necessário: entre R$ 380 mil e R$ 535 mil

 

Giraffas

Faturamento médio mensal: R$ 175 mil

Retorno: 36 meses

Capital de giro: entre R$ 20 mil e R$ 50 mil

Investimento necessário: entre R$ 830 mil e R$ 1,3 milhão

 

Big X Picanha

Faturamento médio mensal: R$ 100 mil

Retorno: entre 24 e 36 meses

Capital de giro: entre R$ 30 mil e R$ 50 mil

Investimento necessário: entre R$ 350 mil e R$ 700 mil

 

Bom Grillê

Faturamento médio mensal: R$ 80 mil

Retorno: entre 24 e 36 meses

Capital de giro: a partir de R$ 50 mil

Investimento necessário: entre R$ 380 mil e R$ 430 mil

 

China in Box

Faturamento médio mensal: R$ 75 mil

Retorno: entre 36 meses e 48 meses

Capital de giro: R$ 20 mil

Investimento necessário: R$ 670 mil

 

Montana Grill Express

Faturamento médio mensal: R$ 110 mil

Retorno: entre 18 e 30 meses

Capital de giro: a partir de R$ 30 mil

Investimento necessário: entre R$ 460 mil e R$ 530 mil

 

Domino´s Pizza

Faturamento médio mensal: R$ 115 mil

Retorno: entre 24 e 36 meses

Capital de giro: a partir de R$ 20 mil

Investimento necessário: a partir de R$ 590 mil

 

Fonte: Estadão