18/04/13 - Loja virtual orienta a compra da bebida

 

Escolher um vinho não é tarefa fácil para a maioria das pessoas. Muitas vezes, o que deveria ser uma experiência de prazer se torna um momento desagradável diante das milhares de opções disponíveis no mercado e pouca informação sobre o assunto. Pensando em ajudar o consumidor brasileiro a escolher um vinho que agrade o seu paladar e também a descobrir novos sabores com mais segurança, o empreendedor Roberto Stanichi criou a 9Wines, primeira loja virtual brasileira que faz recomendações de compra de acordo com o gosto do cliente.

 

Lançada em fevereiro, a 9Wines levou três anos para ficar pronta. "Nosso primeiro desafio foi categorizar os milhares de vinhos existentes em todo o mundo em estilos que pudessem balizar a escolha do cliente. Formamos um banco de dados que contém quase 3 mil possíveis combinações de uvas, cortes, regiões e técnicas de produção que influenciam/determinam o estilo de um vinho. Daí saíram os nove estilos (espumante, branco refrescante, branco suave, branco encorpado, rosé, tinto leve, tinto clássico, tinto encorpado e doce) que deram origem ao algoritmo exclusivo da 9Wines", relata Stanichi.

Procedimento - Ao entrar no site da loja, o cliente responde um breve questionário com cinco perguntas sobre as preferências de vinho, comida e aromas que ajudam o algoritmo de recomendação criado pela 9wines a indicar e recomendar os rótulos mais adequados ao perfil de cada pessoa.

"A partir disso, o usuário pode realizar a sua compra de acordo com as opções recomendadas pela 9Wines. Caso interesse, o mesmo pode receber por e-mail apenas as promoções que estejam de acordo com o seu perfil. Tudo isso possibilita uma experiência de compra simples e agradável", explica Stanichi.

A 9wines acredita que o mundo do vinho é amplo e merece ser explorado. Sua linha de vinhos inclui cerca de 300 rótulos das mais variadas regiões e países do mundo. Faz parte do seu DNA apresentar novos vinhos aos seus clientes, oferecendo vinhos de países pouco explorados pelo consumidor brasileiro, como Nova Zelândia, Hungria, Áustria e Alemanha. Lançada em fevereiro de 2013, a loja virtual atende a todos os estados do Brasil e pretende lançar em breve seu próprio clube de vinhos.

 

Fonte: Diário do Comércio - MG