O Dandelyan, de Londres, foi eleito o campeão entre os 50 melhores bares do mundo, mas está prestes a fechar

O Dandelyan, no hotel Mondrian London, foi eleito na noite de quarta-feira campeão mundial da lista World’s 50 Best Bars (Os 50 melhores bares do mundo). A vitória veio apenas dois dias depois de o fundador do bar, Ryan Chetiyawardna, também conhecido como Mr. Lyan, anunciar no Instagram que pretende comemorar o quarto aniversário do Dandelyan substituindo-o por algo novo.

“Estamos muito animados por estar neste ponto, por ter chegado ao auge, e para pensar no que podemos fazer agora”, disse, na quarta, ao receber o prêmio, em evento com a participação de bartenders, escritores especializados em bebidas e entusiastas no Roundhouse, em Londres. “Anunciei a vocês na segunda-feira que vamos acabar com o Dandelyan, vamos fechá-lo. E é maravilhoso fazer isso agora e seguir adiante.” Ele não informou a data.

O Dandelyan entrou pela primeira vez na lista em 50º lugar em 2015, saltou para o número 3 em 2016 e ficou em segundo no ano passado. Ao conquistar o primeiro lugar, superou o American Bar, no Hotel Savoy, em Londres. O Manhattan, em Cingapura, subiu quatro lugares e ficou em terceiro; o The NoMad, em Nova York, caiu uma posição, para o quarto lugar. E o Connaught Bar, em Londres, passou do quarto para o quinto.

Londres tem um total de 10 bares na lista de 2018, incluindo os recém-chegados Scout (28º), Three Sheets (29º), Swift (46º) e Coupette (18º). Os outros são Bar Termini (6º), Oriole (17º) e Happiness Forgets (35º).

Os EUA têm 10 bares na lista, sendo que o NoMad foi coroado o melhor bar da América do Norte pelo segundo ano consecutivo. Os outros são Dante, Nova York (9º); Attaboy, Nova York (15º); Dead Rabbit, Nova York (16º); Sweet Liberty, Miami (21º); Employees Only, Nova York (26º); Tommy’s, São Francisco (40º); Blacktail, Nova York (41º); Trick Dog, São Francisco (44º); e Lost Lake, Chicago (50º).

Chetiyawardana recebeu vários prêmios nos últimos anos, incluindo o World’s Best Bartender 2015. Ele é conhecido por seus coquetéis inovadores. Seu menu atual, “Modern Life of Plants” (“Vida moderna das plantas”), “explora a industrialização e os sistemas de alimentos em grande escala”, segundo o website do bar. O cardápio está dividido em três seções: menta, uva e lúpulo. O Dandelyan recebeu muitos aplausos.

A lista World’s 50 Best Bars pertence e é organizada pela William Reed Business Media, grupo responsável também pela lista World’s 50 Best Restaurants. Os rankings são baseados nos votos de 505 escritores especializados em bebidas, bartenders e aficionados por coquetéis de 55 países.

Confira aqui a lista completa