Empresário e restaurateur abordará em sua palestra a importância de escolher bons sócios, como ter tino para os negócios e ainda falará sobre inovação e gestão personalizada


altHá quem diga que tudo que o restaurateur e empresário Marcelo Fernandes toca vira ouro. A fama de bom empreendedor vem também acompanhada de outros apelidos que fazem jus à sua trajetória de sucesso: “caçador de talentos” e “chefe dos chefs” são alguns deles. De perfil visionário e aglutinador, ele sobe ao palco do Fórum Gestão à Mesa no dia 14 de junho para fechar com chave de ouro as palestras e painéis que prometem inspirar empresários e gestores do setor de alimentação fora do lar.

Marcelo começou como boy num escritório de contabilidade e hoje é referência no mundo da gastronomia. Longe das panelas, mas próximo do caixa, é tido por seus parceiros como um “samurai dos negócios”.  Seu primeiro restaurante foi o D.O.M., inaugurado em 1999 com seu amigo Alex Atala. De lá pra cá, não parou mais. Fundou o Grupo MF Gastronomia, que possui os restaurantes Attimo Per Quattro, Kinoshita, Mercearia do Francês e a Hamburgueria Tradi, todos em São Paulo.

"Eu gosto de empreender, de gerar empregos e de ter a oportunidade de trazer novos conceitos para a alimentação fora do lar”, dise em entrevista ao site Infood. Sobre os desafios de empreender em restaurantes, ele afirma que as pessoas devem ter a ciência de que é um ramo muito desgastante. “Você tem que ter bastante determinação e envolvimento. No momento em que as pessoas saem para ter um momento especial, é quando trabalhamos ainda mais. Às 6 da manhã, a equipe já está dento do restaurante para receber a matéria prima, transformá-la e depois servi-la”, conta. 

Segundo ele, é também um segmento muito dinâmico, que precisa de uma constante reciclagem. “Eu costumo viajar de três a cinco vezes por ano, mas não tenho férias, as viagens são em busca de oportunidades e para que possamos ver o que está acontecendo lá fora. Quanto mais você conseguir estar atento ao que está acontecendo no mercado e conseguir trazer isso para o seu negócio, mais agilidade você tem de novidade para o seu cliente”.

Já sobre o mercado da alta gastronomia, o restaurateur afirma que é necessária uma gestão muito personalizada. “Você tem que estar muito atento aos desperdícios. Além disso, é preciso reaproveitar. Tendo essa consciência e administrando bem, é possível ter em dia os impostos, a folha de pagamento, os fornecedores e ainda sobra uma margem em cima disso”.

No Fórum, Marcelo também irá abordar a importância de escolher bons sócios, de ter tino para os negócios, e também irá falar sobre inovação e gestão personalizada. Para conferir de perto as valiosas dicas de Marcelo Fernandes, inscreva-se no Fórum Gestão à Mesa. Os associados Abrasel têm 25% de desconto nas inscrições. Saiba mais no site da Abrasel.

Sobre o evento

Entre os dias 11 e 15 de junho, a atenção dos principais empresários e lideranças do setor de alimentação fora de lar do Brasil estará focada em São Paulo. É quando a Abrasel realiza o Encontro Nacional Abrasel - Semana da Alimentação Fora do Lar, que conta com o patrocínio da Ambev, Ibravin, Souza Cruz, Stone e Sodexo. A semana tem uma série de eventos essenciais para gestores e profissionais desse mercado: a Fispal Food Service com o exclusivo Lounge Abrasel, que conta com patrocínio da Ambev, Rational, Stone, Sodexo e PMI. Há também o Fórum Gestão à Mesa e o Lounge do Vinho – todos em parceria com a Fispal.

Fórum Gestão à Mesa

Este ano o evento acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão cerca de 13 palestras e painéis, divididos em duas linhas: “Estratégia, tendências e visão macro” e “ Gestão e Inspiração”. O Fórum Gestão à Mesa é uma realização da Abrasel e da Fispal Food Service com patrocínio da Cielo.

Serviço:

Semana da Alimentação Fora do Lar
11 a 15 de junho
Solenidade de abertura: 11 de junho
Fispal Food Service 2018: 12 a 15 de junho
Mais informações em fispalfoodservice.com.br
Fórum Gestão à Mesa: 13 e 14 de junho
Mais informações em abrasel.com.br/forum-gestao-a-mesa