Em evento único, economista Enzo Donna aborda gerenciamento de custos e traz dados sobre hábitos de consumo para melhorar os negócios do setor

alt

Em seus 25 anos de experiência no setor de alimentação fora do lar, o economista Enzo Donna, sócio da ECD Food Service, reuniu valiosos dados de gestão e perfil de consumo. No dia 13 de junho, ele sobe ao palco do Fórum Gestão à Mesa, em São Paulo, para compartilhar sua visão do setor com empresários de bares e restaurantes.

Segundo ele, sua palestra será dividida em dois módulos: novos hábitos dos consumidores e gestão de custo para empresários. “O mundo está mudando e obviamente há muitas oportunidades e desafios; o maior deles é entender as pessoas. Apesar de todas as tecnologias, o nosso foco principal continua sendo gente”, diz.

Para Enzo, os empresários devem saber o que os clientes esperam de um bar ou restaurante. “Como o consumidor escolhe onde vai comer, quais pontos entre limpeza, preço e praticidade ele leva mais em consideração, quais demandas são diferentes no meio da semana e aos sábados e domingos; (essas) são questões relevantes para qualquer empresário”, afirma.

Em relação à gestão financeira, o consultor apresentará relevantes informações sobre a operação em segmentos diversos, como restaurante à la carte e a quilo, hamburguerias e também aqueles especializados em culinária japonesa. “Os insumos, por exemplo, representam em média, 35% do custo de um restaurante. Se o empresário tem uma equipe que desperdiça bastante produtos durante o processo e não faz o porcionamento corretamente, tem aí de 20 a 25% de perdas simplesmente por não saber planejar o que precisa pôr na mesa do cliente”, diz. 

Segundo ele, este desperdício pode diminuir em até 7% o faturamento total da casa. “Para empreender, vencemos todas as burocracias, pagamos altos tributos, várias taxas e perdemos para um inimigo interno: não manipulamos bem nossa própria economia”, afirma.

Para conferir de perto as valiosas dicas de Enzo Donna, inscreva-se no Fórum Gestão à Mesa. Os associados Abrasel têm 25% de desconto nas inscrições. Saiba mais no site da Abrasel.

Sobre o evento

Entre os dias 11 e 15 de junho, a atenção dos principais empresários e lideranças do setor de alimentação fora de lar do Brasil estará focada em São Paulo. É quando a Abrasel realiza o Encontro Nacional Abrasel - Semana da Alimentação Fora do Lar, com uma série de eventos essenciais para gestores e profissionais desse mercado: a Fispal Food Service com o exclusivo Lounge Abrasel, o Fórum Gestão à Mesa e o Lounge do Vinho – todos em parceria com a Fispal.

Fórum Gestão à Mesa

Este ano o evento acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão cerca de 11 palestras e painéis, divididos em duas linhas: “Estratégia, tendências e visão macro” e “ Gestão e Inspiração”. O Fórum Gestão à Mesa é uma realização da Abrasel e da Fispal Food Service com patrocínio da Cielo.

Serviço:

Semana da Alimentação Fora do Lar
11 a 15 de junho
Solenidade de abertura: 11 de junho
Fispal Food Service 2017: 12 a 15 de junho
Mais informações em fispalfoodservice.com.br 
Fórum Gestão à Mesa: 13 e 14 de junho
Mais informações em abrasel.com.br/forum-gestao-a-mesa