07/07/2017 - Abrasel e Fundação de Turismo promovem mostra gastronômica em Bonito (MS)

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Mostra é umas das novidades na programação do Festival de Inverno de Bonito

 

 

Com shows nacionais e regionais para aquecer e agitar Mato Grosso do Sul, o Festival de Inverno de Bonito é a opção para quem quer uma boa programação neste mês. Este ano será a 18 ª edição do evento, que reúne turistas de diversas partes do mundo. Para valorizar ainda mais os pontos fortes da cidade, que já é reconhecida nacionalmente como destino turístico, este ano os visitantes participarão também de uma Mostra Gastrônomica, organizada com o apoio da Asociação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Bonito.

Durante quatro dias, Bonito será palco de múltiplas manifestações culturais em um dos maiores eventos da Região Sudoeste do Estado, o Festival de Inverno de Bonito (FIB), que acontece entre os dias 27 e 30 de julho. Este ano o festival traz novidades e diversas atrações como apresentação de teatro, cinema, artes, dança, fotografia, gastronomia, oficinas, artesanato, literatura, música e uma programação especial para as crianças. O evento é realizado pelo Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e da Prefeitura de Bonito.

Consolidado como destino de natureza nos segmentos de Ecoturismo e Aventura, o município atrai turistas nacionais e internacionais o ano todo e o número de visitantes aumenta durante o evento. Pensando nisso, a Fundtur-MS está organizando diversas ações para potencializar o setor turístico e garantir o Turismo Responsável e Proteção à Infância.

Para o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, o Festival de Inverno é um dos eventos mais importantes para a geração de fluxo turístico para o estado. “Além de ser um evento cultural ele reforça todas as manifestações, desde o artesanato, a música e a gastronomia. Festival está com uma programação muito interessante que valoriza a cultura, os artistas sul-mato-grossenses e com uma novidade este ano: a Mostra Gastronômica”, destacou.

A Mostra Gastronômica do Festival de Inverno de Bonito tem o objetivo de valorizar a gastronomia local e sua relevância no patrimônio cultural. Realizada pela Fundação de Turismo, em parceria com a Abrasel, a mostra também vai estimular os visitantes a apreciar e consumir os produtos nos estabelecimentos, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do município.

O seguimento gastronômico está cada vez mais mostrando a sua importância para a cidade. Segundo o presidente da Abrasel em Bonito, Alexandre Fredrich, dentro do trade turístico de Bonito, a Associação representa um setor responsável por cerca de 20 a 30% do faturamento financeiro e da geração de empregos do turismo na cidade, sendo que o turismo representa em torno de 60% da arrecadação municipal. A importancia que nós temos na cadeia do turismo aqui em Bonito . Alexandre conta que a oportunidade para participar do Festival surgiu ano passado, quando outro evento promovido pela Associação - o Beef Week - foi estendido por um pedido do Governo e o encerramento aconteceu junto ao Festival de Inverno favorecendo que este ano, a Abrasel fosse convidada para realizar a Mostra Gastronômica já para o Festival.

Dos 24 associados da Abrasel em Bonito, 22 participarão da Mostra. Os estabelecimentos oferecerão no cardápio alguns pratos que reforçam a identidade cultural do município. É obrigatória a utilização de ingredientes típicos da região, como exemplo a bocaiúva e a guavira. Através de voto popular, via internet, será escolhido o prato que representará o Festival de Inverno de Bonito de 2017, assim como a Gastronomia da cidade em outros eventos. Para evitar fraudes, os clientes podem votar apenas uma vez em cada restaurante. A entrega dos troféus será feita aos 1º, 2º, 3º lugares de acordo com a maior pontuação alcançada até dia 30/07, às 19hs, data do encerramento da mostra.

A Abrasel em Bonito e em Campo Grande firmou um convênio com a Associação dos Chefs de Cozinha Pantaneiros. Fredrich conta que alguns chefs vieram para Bonito e auxiliaram na criação dos pratos de alguns restaurantes participantes que fizeram a solicitação. "Foi muito interessante pela troca de ideias e culturas promovida entre os chef de cozinha que hoje estão aqui e os chefs especializados em comida pantaneira", manifesta o presidente.

Quem pretende participar deve entrar em contato com a Abrasel em Bonito, no telefone (67) 99224-7923. Vinte e dois estabelecimentos já confirmaram a participação no evento.

 

Fonte: Bonito Informa